09 junho, 2010

Soldados russos tomando cafézinho com o cartão de Lech Kaczynski?




Um processo criminal foi aberto contra quatro militares russos acusados de usar ilegalmente cartões de crédito pertencentes a um oficial polonês que morreu na queda do avião presidencial, em abril deste ano . O acidente vitimou o presidente polonês, Lech Kaczynski , e outros 96 altos funcionários e dignitários.

"O processo criminal foi instaurado contra quatro soldados por acusações de roubo. Os quatro estavam responsáveis pelo cordão de isolamento do local do acidente", informou o Comitê de Investigação da Promotoria russa.

Os soldados teriam pego vários cartões, mas usaram apenas um deles para retirar dinheiro, cerca de 60.345 rublos (US$ 1.900), em várias operações.

Segundo o comitê, os suspeitos foram identificados pelo comando da base militar do aeroporto militar perto de Smolensk, na Rússia, onde o avião caiu, no dia 10 de abril.

"Foi aberto um inquérito acusando os soldados Sergei Syrov, Igor Pustovar, Artur Pankratov e Yuri Sankov de fazer uso destes cartões de banco", disse o comitê.

Os quatro soldados confessaram o crime e estão cooperando ativamente com a investigação, segundo o comitê. Segundo a TV estatal russa, eles gastaram o dinheiro em um café local.

Três dos quatro suspeitos tinham antecedentes criminais antes de serem recrutados. Eles estão detidos em sua base militar "sob a observação de seu comando."

O avião caiu perto do aeroporto de Smolensk, na Rússia ocidental, matando o presidente polonês Lech Kaczynski, e outras 96 pessoas. Eles seguiam para Smolensk para mas comemorações pelo 70º aniversário do massacre de soldados poloneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Especialistas em aviação russa e polonesa descartaram qualquer emergência ou mau funcionamento de equipamentos como a causa do acidente. Segundo eles, havia na cabine pessoas que não eram membros da tripulação . Houve também forte neblina na região naquele dia.

Segundo a agência de notícias russa Interfax, citando o jornal polonês Rzeczpospolita, os cartões de crédito desviados pertenciam a Andrzej Przewoznik, secretário-geral do Conselho para a Protecção da Memória de Combate e martírio da Polônia. O Ministério da Defesa russo emitiu uma notificação nesta terça-feira dizendo que irá reembolsar os parentes Przewoznik pelo dinheiro roubado tão logo o inquérito seja concluído.

Fonte: O Globo via O Rio Branco

Jobim, cade os caças?


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou que ainda não há definição sobre a compra de novos aviões de caça para a Força Aérea Brasileira (FAB). Ele reiterou que a campanha eleitoral não tem nada a ver com os adiamentos da reunião do Conselho de Defesa Nacional, responsável pelo parecer sobre o assunto.

“Os caças ainda estão no ar. A campanha [eleitoral] não tem nada a ver com isso, é um assunto que interessa ao país. Eu aguardo o momento para fazer a entrega ao presidente do estudo, mas os caças já estão se aproximando do chão”, disse o ministro após a inauguração da sede da Fundação Habitacional do Exército.

A decisão de compra dos aviões de caça será do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois que receber parecer do conselho. Três empresas – uma sueca, uma francesa e uma norte-americana – disputam a preferência do governo brasileiro, que pretende adquirir 36 aeronaves.

Jobim também comentou sobre os estudos relativos à Aviação Civil Brasileira que estão sendo feitos pela empresa de consultoria americana McKinsey & Company do Brasil. Segundo ele, o estudo ainda será analisado pelo ministério. “É uma análise do setor aéreo, ainda vamos examinar. Queríamos falar com terceiros [empresas de fora do Brasil] para que eles possam dizer o que pensam do assunto, a partir disso, vamos avaliar a coerência do progresso brasileiro”, afirmou.

Fonte: DCI

Passaredo e crescimento são sinônimos.


A companhia aérea regional Passaredo apresentou hoje ao trade carioca, os novos voos da empresa a partir do Rio de Janeiro. A chegada de novos jatos permitiu à Passaredo ampliar a malha e ligar diretamente o Rio de Janeiro a Goiânia e Uberlândia com duas frequências (ida e volta) diárias para cada destino. Os voos começam no dia 21.

A Passaredo está padronizando a frota com jatos Embraer RJ 145 para 50 passageiros. Os dois últimos aviões turbo hélice Brasília da frota serão substituídos ainda este semestre. A companhia comprou sete jatos, além de quatro que já estavam em operação. O primeiro chegou em maio, o segundo chega este mês, quando começam as novas rotas. E as terceira e quarta aeronaves chegam em julho. As outras três chegam no final do segundo semestre.

Segundo o diretor comercial e de Planejamento da Passaredo, Ricardo Cagno, o objetivo da empresa com as novas aeronaves é reforçar as rotas entre os 20 destinos já operados. “O nosso principal público é o executivo e o diferencial da Passaredo para este segmento é exatamente o conforto em termos de horários e serviços, com ligações diretas, opções de horário e agilidade nos procedimentos de aeroporto, já que nossas aeronaves são para apenas 50 passageiros”, explicou Cagno.

A empresa está voando com ocupação média das aeronaves na ordem de 65% e dobrando o faturamento e o volume de passageiros transportados consecutivamente, desde 2004, de acordo com o diretor. Em 2009 foram transportados 400 mil passageiros e, em 2010, a previsão é transportar 800 mil.

Fonte: Portal Panrotas

Monomotor sai da pista de Campo de Marte. Paradazinha de uma hora.


O aeroporto Campo de Marte (foto), na Zona Norte de São Paulo, ficou fechado por cerca de uma hora na tarde desta terça-feira (8) depois que um avião monomotor saiu da pista.
A aeronave teve que ser rebocada, o que interrompeu as operações. O aeroporto foi reaberto por volta de 17h45m para pousos e decolagens. Fonte: CBN via O Globo - Foto: USP

Ministério Público vai investigar contratação de piloto no gabinete de deputado do Paraná.


Piloto de avião particular do deputado era funcionário comissionado do Legislativo há pelo menos dois anos.

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) anunciou nesta terça-feira (8) que vai investigar a contratação de um piloto de avião realizada pelo gabinete do deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB). Apesar do serviço particular, por pelo menos dois anos, Marcelo Venâncio Brito (na foto, o avião pilotado por Brito) foi funcionário comissionado do Legislativo. Na segunda-feira (7), o parlamentar demitiu o piloto.

Segundo o MP, a Promotoria de Justiça de Proteção do Patrimônio Público de Curitiba instaurou um inquérito civil para apurar o caso. O órgão também informou que na investigação foram incluídas outras acusações de contratações de funcionários fantasmas ligados a Rossoni.

A denúncia envolvendo o piloto surgiu em uma reportagem publicada no último domingo (6) pelo jornal Folha de Londrina. Além de estar lotado no gabinete, Brito também trabalhava na empresa do deputado: a Indústria Comércio Madeiras e Compensados Rossoni, com sede em Bituruna, no Sul do estado

Depois de demitir o funcionário, o presidente estadual do PSDB declarou que não via nenhum problema na situação. “Não há irregularidade nisso, mas me sinto melhor demitindo ele do que ficar tendo que dar explicação”, disse o deputado por telefone à Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo - Foto: groundspeedrecords.com

Vamos pegar uma carona do trem de pouso do avião em um vôo internacional?

Um romeno viajou de Viena (Áustria) a Londres (Reino Unido) no trem de pouso do avião, segundo a imprensa local. O inesperado passageiro de 20 anos caiu congelado do trem de pouso de um avião dos Emirados Árabes Unidos ao pousar no aeroporto de Heathrow, em Londres, no último domingo (6).


O avião pousou no aeroporto internacional de Viena na última quinta-feira antes de seguir para a capital britânica no domingo.


O passageiro sobreviveu porque o avião vazio voou em uma altitude mais baixa que o planejado devido a tempestades de raio no trajeto, segundo a imprensa.

A polícia de Viena não quis comentar o assunto, enquanto policiais britânicos aguardam para interrogar o passageiro. O homem, que sofreu hipotermia grave, está se recuperando em um hospital de Londres.
Fonte: UOL Notícias (com informações do Austrian Times)

Parece história de criança: O passarinho x O avião.

No último domingo (6), o Boeing 737-4B6, prefixo CN-RMF, da Royal Air Maroc, logo após decolar da pista 18L do Aeroporto de Schiphol, colidiu com um bando de pássaros.

Durante a subida inicial, a tripulação percebeu um princípio de incêndio no motor esquerdo da aeronave (CFM56) e, imediatamente, o desligou e ativou o sistema de supressão de incêndio do motor.

O avião, que partia para realizar o voo AT-685 a partir de Amesterdan, na Holanda, para Nador, em Marrocos, com 156 passageiros e seis tripulantes a bordo, retornou ao aeroporto de Schiphol aterrissando na pista 18R em segurança, poucos minutos depois.

O Boeing parou na pista de taxiamento (foto acima), onde os serviços de emergência verificaram a aeronave. Os passageiros desembarcaram ali mesmo, através de escadas móveis.

Testemunhas confirmaram que uma colisão com pássaros foi a causa da falha do motor e do incêndio que se seguiu. Estranhamente, as testemunhas relataram que o incêndio ocorreu no motor da asa direita (veja as fotos abaixo).



A Royal Air Maroc informou que o avião colidiu com um bando de pássaros na partida do aeroporto de Schiphol e que, um motor e parte da fuselagem, sofreram danos substanciais. Informou ainda que assim que iniciu-se o incêndio no motor, o mesmo foi desativado e o sistema de supressão de incêndio foi ativado. O comandante do Boeing relatou ter visto pássaros grandes, possivelmente gansos.

O Departamento de Investigação de Acidentes da Holanda (Dutch Onderzoeksraad) informou que a aeronave partiu da pista 18L quando encontrou um bando de gansos durante a decolagem, que atingiu um motor e o trem de pouso. Segundo o órgão, o avião pousou em segurança 17 minutos depois da decolagem.

Os gravadores de dados de voo foram retirados da aeronave e foram encontrados em bom estado. Uma investigação está em curso. O Onderzoeksraad não identificou qual o motor que ingeriu os pássaros.

Hoje, a Onderzoeksraad disse ao site Aviation Herald que o motor esquerdo ficou danificado pelo ataque das aves, enquanto o motor do lado direito permaneceu sem danos.

Fotos divulgadas pela Schiphol TV mostram danos nas lâminas do motor da asa esquerda, bem como danos na superfície de entrada da turbina.

Um caminhão de bombeiros em alta velocidade - que ia em direção a sua posição na pista - capotou, porém, sem deixar lesionados.

Fonte: Aviation Herald - Fotos: Schiphol TV - Vídeo: Ronald van Doorn