08 junho, 2010

Boeing 757

O Boeing 757 é um avião transcontinental, bimotor, de corredor único, produzido pela Boeing. Foi desenhado para substituir o Boeing 727, um dos aviões mais populares nas décadas de 60 e 70. Entrou em serviço em 1983. A produção da aeronave foi encerrada em outubro de 2004, depois de terem sido entregues 1050 unidades.

O Boeing 757 era oferecido em dois modelos: o 757-200 e o 757-300 (houve um terceiro, o 757-100, que não gerou interesse e não entrou em produção).

O 757 foi criado ao mesmo tempo que o 767 e usa muitos componentes iguais ou semelhantes aos desse modelo, inclusive nos instrumentos da cabine de pilotagem.

O 757 teve algumas variantes, entre elas, o 757-200 , apresentado em 1979, e entrou em serviço em 1983. O 757-300 foi anunciado em 1996 e entrou em serviço em 1999.

Boeing 757-200

O 757-200, foi responsável pela maioria das vendas do modelo. Esta versão pode carregar de 190 a 228 passageiros em uma única classe. Foi o principal sucessor do Boeing 727.

Boeing 757-200F

A Boeing ainda lançou uma versão cargueira, em 1985, chamada de 757-200F. A primeira empresa operadora do modelo foi a UPS. O 757F não possui janelas ou portas no interior da aeronave. Uma grande porta foi instalada na parte dianteira da aeronave. A tripulação embarca em uma porta exatamente ao lado da cabine dos pilotos. Pode carregar 15 pallets.

Muitos 757-200s foram convertidos para 757-200 SF (Special Freighters), a maioria pela DHL. A conversão envolve a instalação de uma porta na dianteira e a esquerda da aeronave, e a remoção de todos os artigos necessários para carregar passageiros.

Boeing 757-300

Esta versão é 7,15 metros mais comprida que o original -200. O 1º vôo foi em Agosto de 1999. Tem capacidade de carregar até 289 passageiros. O interior conta com aspectos do Boeing 737 Next Generation e do Boeing 777. É muito apreciado para voos charter, pela eficiência e a maior capacidade de carregar passageiros.

No Brasil..

No Brasil, o Boeing 757 foi utilizado pela VARIG durante pouco tempo, até sua reestruturação e consequente devolução das aeronaves, em suas rotas de médio alcance, na América do Sul. Atualmente, o avião é usado na companhia cargueira VarigLog.



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