A Boeing tem trabalhado de forma incessante visando o início do treinamento dos pilotos que voarão comercialmente o Boeing 787 Dreamliner, informou a Flight International.
Para que isso ocorra a fabricante precisa finalizar a fase de validação do treinamento sendo elaborado com base nas semelhanças entre o 777 e o 787 e que tem como foco garantir os menores tempos de transição possíveis para os pilotos que já voem outras aeronaves da Boeing.
Atualmente duas etapas deste processo de validação já foram concluídas, começando pela comparação de sistemas do 777 com os do 787.
Logo após, na segunda etapa, seis pilotos de linha aérea que voam o 777, três representando a FAA (Federal Aviation Administration), um representando a EASA (European Aviation Safety Agency), um representando o
Bureau de Aviação Civil do Japão e outro representando a autoridade de aviação civil canadense, sentaram no assento da esquerda do 787 e voaram o avião sob a supervisão de pilotos de teste da Boeing.
Durante esses voos os pilotos que nunca haviam voado a aeronave realizaram diversas manobras, dentre elas toque e arremetida, decolagem e pouso normais e decolagem e pouso monomotor.
Segundo o piloto de teste chefe do 787, Mike Carriker, os profissionais que voaram o avião disseram que ele se comporta como o 777 e, apesar de alguns reportarem que o Dreamliner apresentava forças um pouco diferentes no momento de arredondá-lo para o pouso, todos foram capazes de conduzir as manobras dentro das velocidades corretas, tocando a pista nos pontos certos e mantendo o alinhamento com o eixo central.
A terceira e última fase de validação, que consiste em um voo de check final da FAA, deverá ser concluída em breve.
A intenção da Boeing é que o treinamento elaborado por ela permita a transição para o 787 em cinco dias para pilotos voando o 777, oito dias para os que voam os 757/767 e 11 dias para os que voam o 737.
Foto: Boeing
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