A maior companhia aérea do mundo árabe, Emirates, de Dubai, fez uma encomenda de US$ 11 bilhões por 32 unidades do superjumbo A380 da Airbus, em um surpreendente anúncio na abertura da Berlin Air Show.
Trata-se do maior pedido em dólares feito à Airbus, fabricante europeia de aviões controlada pela EADS.
O valor do negócio tem como base o preço de tabela do A380, maior aeronave comercial do mundo, de US$ 346,5 milhões por unidade, embora usualmente as companhias aéreas consigam descontos para grandes encomendas.
Com o novo pedido, as encomendas do A380 pela Emirates totalizam 90 unidades.
O presidente-executivo da Emirates, Sheikh Ahmed Bin Saeed Al Maktoum, disse esperar que todos os 90 jatos A380 estejam voando até 2017.
"Nossa última encomenda é um sinal da confiança da Emirates no crescimento que virá", afirmou ele em entrevista coletiva.
O tamanho da encomenda espantou competidores globais da Emirates. "É um milagre pensar que a Emirates já tem agora mais assentos para rotas internacionais do que Air France e British Airways juntas, com um mercado doméstico relativamente pequeno", afirmou o presidente-executivo da companhia aérea alemã Lufthansa, Wolfgang Mayrhuber.
A Emirates se tornou a principal empresa de Dubai e uma das maiores contribuidoras para a economia local depois da crise no mercado imobiliário que devastou construtoras e incorporadoras.
A empresa aérea, que nasceu em 1985 com dois aviões, tem crescido ante rivais como Qantas e Singapore Airlines no mercado aéreo que liga a Europa ao leste asiático.
Fonte: Terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário