11 junho, 2010

Queda de 13% no tráfego aéreo europeu.


As cinzas lançadas pelo vulcão islandês em Abril causaram uma quebra de 13 % no volume de tráfego das companhias aéreas europeias, e de 1,6 % no acumulado desde Janeiro, segundo dados da AEA, Associação Europeia de Companhias Aéreas.

Em número de passageiros o impacto foi maior, os 24,27 milhões de passageiros transportados em Abril pelas companhias europeias ficaram 15,8 % abaixo de Abril do ano passado, com reduções em todos os tipos de tráfego: o número de passageiros desceu 14,6 % nos voos domésticos, 19,2 % nos voos internacionais dentro da Europa (os mais afectados), e 12 % nos voos sobre o Atlântico.

A melhor variação foi nos voos para destinos do Atlântico Sul, com menos 1,7 %, mas esta é uma das regiões com menor volume de passageiros de e para a Europa, pouco mais de 400 mil em Abril.
Estas são variações com base no número de passageiros.

Em termos de tráfego aéreo expresso em passageiros/quilómetros voados (indicador que fornece uma melhor percepção da rentabilidade operacional das companhias), a quebra foi dos referidos 13 % na média geral, com os extremos nas quebras de 18,8 % no tráfego europeu, e 0,7 % no Atlântico Sul.

Apesar desta situação, a taxa de ocupação média, 76 %, esteve 0,3 pontos percentuais acima de Abril de 2009, mercê das reduções de capacidade pelas companhias.
Como nota a AEA em comunicado, as interrupções no espaço aéreo europeu devido às cinzas lançadas pelo vulcão islandês foram o principal factor nestes resultados, e influenciaram negativamente também os valores do acumulado desde Janeiro.

Os 98, 1 milhões de passageiros transportados pelas companhias europeias no primeiro quadrimestre estão 2,5 % abaixo do mesmo período no ano passado, e em passageiros/quilómetros a quebra é de 1,6 %. Até Março a evolução era positiva, com um crescimento de 2,8 % no número de passageiros e 2,7 % em passageiros/quilómetros.


Fonte: Turisver (Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário