13 setembro, 2010

Boeing 747



O Boeing 747 é um avião widebody de longo alcance, projetado e produzido pela companhia norte-americana Boeing. Foi o primeiro avião widebody produzido e media duas vezes e meia o tamanho do Boeing 707, maior e mais comum avião de longo alcance na década de 1960.
Conhecido por 747 ou pelo apelido Jumbo, é o avião mais conhecido da história da aviação. Manteve o recorde de passageiros transportados por 37 anos, desde seu primeiro voo, em 1970.
O jumbo é um avião quadrimotor turborreator que apresentou a primeira configuração double decker (dois andares em parte da aeronave) da aviação, que constitui sua característica física mais notável: a corcova súpero-anterior. A Boeing projetou o andar superior ao pavimento para servir como um salão, primeira classe ou para lugares extras, e permitir que as aeronaves fossem facilmente convertidas em cargueiros através da remoção de assentos e pela instalação de uma porta de carga na sua parte dianteira.
À época de seu desenvolvimento, a Boeing esperava produzir logo aviões supersônicos, o que seria prejudicial ao jumbo se este não fosse conversível. Por isso esperavam a venda de até 400 unidades, até que se tornasse obsoleto, mas ele excedeu as previsões de críticos do projeto, com a produção passando da marca de 1.000 em 1993. Em junho de 2009, 1.416 aeronaves foram construídas, em 107 configurações diferentes. O avião ainda é produzido e está disponível nas configurações para passageiros, cargas e outros (executivo e militar).
O modelo 747-400, a mais conhecida e a segunda versão mais recente, está entre os mais rápidos aviões em serviço, com velocidade de cruzeiro de aproximadamente 913 km/h e um alcance geodésico aproximado de 13.450 km (alcance intercontinental). Esta versão, na configuração para transporte de pessoas, pode acomodar 416 passageiros (típica de três classes, comum em vôos internacionais) ou 524 passageiros (típica de duas classes, comum em vôos curtos e domésticos). O 747 será futuramente substituído pelo Boeing Y3, parte do Boeing Yellowstone Project de desenvolvimento de novos aviões.
No modelo 747-800, a versão mais atual, a velocidade foi mantida. Entretanto, a autonomia de vôo aumentou para 14,815 km, aproximadamente. O peso máximo de decolagem também foi alterado para 442,250 kg. O mesmo aconteceu com o número máximo de passageiros. Ele passou de 524 para 581, na versão configurada com duas classes. A versão com três classes agora, pode, receber até 467 passageiros.

Histórico:
Na década de 1960 a força aérea dos Estados Unidos lançou uma concorrência para um novo modelo de avião para transporte pesado e de alcance estendido. A Boeing apresentou o seu projeto, mas não foi a vencedora.
Restou ao fabricante oferecer a aeronave para uso civil, e assim nasceu o modelo 747, com capacidade uma vez e meia superior ao maior modelo em uso na época.
As 25 primeiras encomendas foram feitas pela Pan Am, seguidas por Lufthansa e JAL
Seu lançamento ocorreu em 1966, e o primeiro vôo em 1969. Em janeiro de 1970 fez sua estréia em vôos comerciais, cruzando o Atlântico nas cores da Pan Am, inaugurando assim a era dos wide-body, ou fuselagem larga, com dois corredores de poltronas.

Atualidade:
O 747-400, a única versão ainda fabricada, mas com vendas suspensas, foi a que recebeu a maior quantidade de inovações técnicas e a introdução de novos materiais que permitiram uma significativa redução de peso e, como consequência, redução no consumo de combustível, além da adoção de motores mais silenciosos e de manutenção mais barata.
Entrou em serviço em 1989, tendo a Northeast Airlines como seu primeiro cliente. Esta versão modernizada possui capacidade máxima de até 580 passageiros, em configuração de classe única, comprimento de 70,7 metros, envergadura de 64,4 metros, velocidade de 939 km/h, e capacidade de carga de 412,8 toneladas.

Curiosidades:
- Por ser chamado de "Jumbo", o 747, sem querer, originou o apelido de "Superjumbo" ao Airbus A380.
- Conta com dois andares, porém apenas na parte frontal da fuselagem.
- Foi o maior avião de passageiros do mundo, até o advento do Airbus A380.
- É utilizado pela Nasa para transportar seus ônibus espaciais.
- No Brasil foi operado pela Varig, com modelos de 5 (747-200) , 5 (747-300) , 3 (747-400) em rotas intercontinentais.
- A Boeing, ao contrário da Airbus, crê que o futuro da aviação está em aeronaves menores que o 747, como por exemplo o birreator 787. Porém, após serem grandes as encomendas do A380, a Boeing resolveu lançar o 747-8F, modelo cargueiro de grande porte, e sua versão cargueira, (que será entregue posteriormente) o 747-8I, avião de passageiros com capacidade maior que o modelo 747-400.
- O piloto norueguês Geir Skailand deseja comprar um boeing 747 para o transformar na sua própria casa que também poderá servir de local de interesse turístico

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