A Boeing iniciou esta semana os testes de fadiga do 787, destinados a assegurar a confiabilidade da aeronave por toda a vida útil para o qual foi projetada, equivalente a 88 mil ciclos de voo.
"Ao contrário dos testes estáticos, quando cargas são aplicadas à estrutura do avião para simular tanto a operação normal quanto condições extremas de voo, os testes de fadiga são um processo muito mais longo que simula até três vezes o número de ciclos de voo que um avião irá provavelmente experienciar durante sua vida em serviço", disse o Vice-Presidente de estruturas da Boeing Commercial Airplanes, Jim Ogonowski.
No caso do 787 a plataforma de testes onde foi colocado o protótipo serial ZY998 irá simular sobre sua estrutura o equivalente a 165 mil ciclos durante os próximos três anos.
Dessa forma, mesmo os testes sendo realizados concomitantemente à operação, que deverá ter incício no primeiro trimestre de 2011, o fato de antecederem em cerca de seis meses os primeiros voos regulares e concentrarem em um período de tempo relativamente curto uma grande quantidade de ciclos fará com que o avião sendo testado esteja sempre bem à frente daqueles em operação no que tange ao desgaste, garantindo a segurança quanto à sua integridade estrutural.
Foto: Boeing
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