
O EMB-120 Brasília é um avião turbohélice bimotor pressurizado de alta-performance, desenvolvido pela fabricante brasileira Embraer.
Com capacidade para trinta passageiros, foi um avião largamente adotado por companhias aéreas regionais norte-americanas e européias, que adquiriram o tipo principalmente nas décadas de 80 e 90.
O Brasilia está equipado com motores Pratt & Whitney dotados de hélices quadripás da marca Hamilton, tem velocidade máxima de cruzeiro de 583 km/h e alcance de 1.482 km.
História:
Após os bons resultados obtidos com o Bandeirante, a Embraer lançou em abril de 1980 o projeto do Brasília, que logo alcançou uma carteira de pedidos com mais de 100 unidades, garantindo o sucesso do avião.
Seu primeiro vôo foi em 27 de julho de 1983, entrando em serviço em outubro de 1985, pela empresa norte americana ASA - Atlantic Southeast Airlines.
Na metade da década de 90, a Embraer submeteu às autoridades aeronáuticas brasileiras, norte-americana e europeia um novo Plano de Manutenção Programada do EMB-120 Brasília, visando uma significativa redução de aproximadamente 10% no custo operacional do equipamento turbohélice, com intervalos maiores entre revisões. Isto tornou este avião quase tão competitivo quanto o consagrado turbohélice regional ATR-42 Aerospatiale, seu principal concorrente .
Nessa mesma época, uma nova versão "Quick Change" do EMB-120 Brasília foi lançada, adaptada para transporte de passageiros e para transporte de carga, aumentando assim a produtividade do equipamento.
Mais de 350 unidades de EMB-120 Brasília estão voando no mundo inteiro, comprovando assim as boas características deste turbohélice regional para transporte de passageiros.
O modelo ainda se encontra em fabricação, porém sem pedidos em carteira.

Ficha Técnica:
* Motorização (potência): 2 x Pratt & Whitney PW118B (1.800 shp);
* Velocidade máxima: 583 km/h;
* Velocidade long-range: 482 km/h;
* Razão de subida inicial: 2.300 pés por minuto;
* Capacidade: 30 passageiros;
* Média ponderada de consumo de combustível (Descolagem, subida, cruzeiro e descida) : 0,07 Litro por assento/km voado;
* Alcance máximo (MTOW): 1.482 quilômetros (Reserva 45 minutos);
* Teto de serviço: 32.000 pés.
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