
O EMB-145 AEW&C (do inglês Airborne Early Warning and Control) ou E-99, é uma aeronave de Alerta Aéreo Antecipado e Controle, com capacidade autônoma de vigilância e controle aéreo. Concebido para atender aos requisitos operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB), para uma aeronave de vigilância aérea, capaz de prover dados de inteligência sobre aeronaves voando a baixa altura, sobretudo na Amazônia brasileira, cumprindo missões em apoio ao SIVAM.
Principal Característica: Radar Erieye
O principal sensor do EMB-145 AEW&C constitui-se no radar multimissão Ericsson PS-890 Erieye, de antena plana, do tipo varredura eletrônica ativa, caracterizado por não depender do movimento giratório de 360 graus da antena de busca, comum em outros radares de vigilância aerotransportados.
Instalada sobre a fuselagem da aeronave, a antena do radar Erieye contém em seu interior, 192 módulos auto-direcionáveis de transmissão e recepção de sinais, permitindo o rastreio de aeronaves de dimensões menores, míssil de cruzeiro ou mesmo navios. Seu feixe eletrônico, de rápido direcionamento, confere aos operadores o acompanhamento permanente do alvo detectado, além da capacidade de gerenciamento de vários alvos ao mesmo tempo.
A uma altitude de 25.000 pés (7.620 metros), sua capacidade de varredura é superior a 350 km ao redor da aeronave, podendo visualizar até 300 tráfegos aéreos. Opera na Banda S, sofrendo uma menor atenuação pela atmosfera, possuindo capacidade de mudar sua freqüência, automaticamente, quando está sofrendo interferência eletromagnética proposital (jamming).
Missões:
Os sensores e sistemas embarcados do EMB-145 AEW&C o torna capacitado em atuar numa vasta gama de missões, entre as quais: comando e controle; vigilância e controle de fronteiras; vigilância marítima; monitoramento de sinais de comunicações; coordenação de operações de busca e salvamento; vetoração de caças e gerenciamento do espaço aéreo.
Variantes:
EMB-145 AEW&C do Governo indiano - esta variante, em desenvolvimento, deverá possuir sistema AEW&C próprio, com a co-participação da instituição indiana DRDO (Defence Research and Development Organisation).
Concorrentes:
Boeing 737 AEW&C
Northrop Grumman Hawkeye 2000
Saab S-100B Argus
Saab 2000 AEW&C
Ficha Técnica:
- Dimensões:
Envergadura: 21,00 m
Comprimento: 29,87 m
Altura: 6,75 m
- Pesos:
Básico operacional: n/d
Máximo de decolagem: 24.000 kg
Carga útil máxima: n/d
Tripulação: 2 (piloto e co-piloto) + 6 operadores de sistemas
- Desempenho:
Velocidade máxima: Mach .78
Alcance: n/d
Teto de serviço: 11.278 m
Autonomia: +6 h (on station)
Capacidade de varredura radar: +350 km
Distância de decolagem / pouso: 2.270 m (MTOW) / 1.345 m
- Propulsão:
Motor: 2 turbofans Rolls-Royce AE 3007A1s de 3.368 kgf de empuxo unitário, com FADEC
- Sistemas e Equipamentos:
Radar Ericsson PS-890 Erieye (radar de vigilância e controle aéreo)
SSR / IFF (radar secundário de identificação amigo-inimigo)
ESM (sistema de medidas eletrônicas de apoio) (opcional)
COMINT / ELINT (sensores de monitoramento de sinais de comunicações)
Datalink (sistema de transmissão e recepção de dados seguro)
RWR / chaff & flare (sistemas de autodefesa) (opcional)
Sistema de reabastecimento em vôo (opcional)
Nenhum comentário:
Postar um comentário