15 setembro, 2010

EMB-800 Seneca



O EMB-800 Seneca é um projeto original de avião bimotor a pistão de pequeno porte da indústria aeronáutica norte-americana, produzido em larga-escala a partir da década de 70 pelo fabricante Piper, cujos aprimoramentos foram se seguindo até chegar ao que é hoje a versão atualizada Seneca V Turbo, para transportar com relativo conforto 1 (um) piloto e mais 5 (cinco) passageiros.

Desenvolvimento:

O Seneca foi desenvolvido como um versão bimotor do Piper Cherokee Six. O protótipo foi um Cherokee Six que teve seus motores montados na asa, retirando-o do nariz. O protótipo voou como uma aeronave de três motores nos estágios iniciais do programa de testes.

PA-34-200 Seneca I

O Piper Seneca I designado como PA-34-200, foi certificado em 7 de maio de 1971 e introduzido no final do mesmo ano como modelo 1972, esta versão é alimentada por dois motores Lycoming IO-360-C1E6. O motor do lado direito é um Lycoming LIO-360-C1E6 variante do motor IO-360-C1E6, o “L” na sua designação, indica que o virabrequim gira na direção oposta, dando ao Seneca I motores contra-rotativos. O motor contra-rotativo elimina as limitações de motor crítico e torna a aeronave mais controlável em caso de desligamento ou falha de qualquer motor.
O Seneca I mais antigo tem um peso máximo de 4000 lbs (1814 kg), enquanto os próximos produzidos tinham seu peso máximo de decolagem aumentado para 4200 lbs (1905 kg).

PA-34-200T Seneca II

Respondendo à críticas sobre a qualidade de comportamento da aeronave, a Piper introduziu o PA-34-200T Seneca II. A aeronave foi certificada em 18 de Julho de 1974 e lançada como modelo de 1975.
O novo modelo incorporou mudanças aos controles de solo da aeronave, incluindo ailerons mais alongados e balanceados, a adição de um "anti-servo" no leme.
O "T" na designação do novo modelo reflete uma mudança para um motor turbocharged, seis cilindros Continental IO-360, Continental TSIO-360E ou ainda EB para uma performance melhorada, particularmente em altas altitudes. O Seneca II reteve o modelo contra-rotativo de seu irmão mais velho, Seneca I.
O Seneca II também possibilitava a montagem dos assentos em "club seating" dos quais os assentos do centro ficaram virados para trás e os dois assentos traseiros para frente, permitindo um espaço maior na cabine.
O Peso Máximo é de 4570 lbs (2073 kg) para decolagem, e 4342 lbs (1969 kg) para pouso.

PA-34-220T Seneca III

Em 1981, o PA-34-220T Seneca III foi lançado, tendo completado sua certificação em 17 de Dezembro de 1980.
A mudança na designação do modelo reflete novamente em uma melhoria no motor. Foram usados os motores Continental IO-360 e Continental TSIO-360-KB os quais produziam 220 cavalos (165kW), porém, somente ficava com esta por cinco minutos e depois caía novamente para 200 hp (150kW).
Com o aumento da potência, e com os limites do motores de 2800 rpm (aumentou de 2575 rpm), melhorou e muito a performance de subida e cruzeiro. A nova aeronave também incorporou um novo pára-brisas, um painel de instrumentos metálico, ao invés de plástico, e alguns modelos tinham flaps operados eletricamente.
O peso máximo da aeronave foi ainda aumentado para 4750lb (2154kg) para decolagem e 4513lb (2046kg) para pouso.

PA-34-220T Seneca IV

Em 1994, A "nova" Piper Aircraft company, introduziu no mercado o Seneca IV, tendo adquirido sua licença em 17 de Novembro de 1993. Este modelo é similar ao Seneca III oferecendo pequenas melhorias, como a modificação do capô do motor para uma melhor performance em cruzeiro. Este ainda continuou a usar a técnica contra-rotativa com os motores Continental IO-360 e Continental TSIO-360-KB e os pesos máximos permaneceram os mesmos.

PA-34-220T Seneca V

Certificado em 11 de Dezembro de 1996, o Seneca V foi colocado em produção como modelo do ano de 1998. Novamente o capô foi redesenhado para uma melhor performance, muitos "switches" foram realocados no painel e uma variante ligeiramente diferente de motor, o Continental IO-360 e Continental TSIO-360-RB foi instalado.
O peso máximo do Seneca V continua o mesmo dos Seneca III e IV, com 4750 lbs (2154 kg) para decolagem e 4513 lbs (2046 kg) para pouso.

Seneca I

  • Tripulação: um piloto
  • Capacidade: cinco passageiros
  • Comprimento: 28 ft 6 in (8.69 m)
  • Envergadura: 38 ft 11 in (11.85 m)
  • Altura: 9 ft 11 in (3.02 m)
  • Área da asa: 207 ft² (19.4 m²)
  • Peso Vazio: 2,625 lb (1,190 kg)
  • Carga Paga Máxima: 1,575 lb (715 kg)
  • Peso Máximo de Decolagem: 4,200 lb (1,905 kg)
  • Velocidade de cruzeiro: 183 mph (294 Km / h)
  • Velocidade Maxima: 170 knots (196 mph, 314 km/h)
  • Motorização: Motor Direito - Lycoming LIO-360-C1E6 / Motor Esquerdo - Lycoming IO-360-C1E6 aspirado de 200Hp cada.
  • Teto de serviço: 17.900 ft (5.456 metros)
  • Teto Absoluto: 19.400 ft (5.913 metros)
  • Consumo: 78 litros / hora (75% potência)
  • Razão de Subida: 1,360 ft/min (415 m/min)
  • Alcance: 982 nm (1,136 miles, 1,818 km)

Seneca III

  • Capacidade: um piloto e mais cinco passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: 300 km/h;
  • Motorização: 2 x Continental TIO 360 Turbo (220 hp);
  • Teto de serviço: 5.000 metros;
  • Consumo: 100 litros / hora (85% potência);

Seneca V

  • Capacidade: um piloto e mais cinco passageiros;
  • Velocidade de Cruzeiro: 300 Km / h.;
  • Motorização: 2 x Continental TIO 360 Turbo (220 hp);
  • Teto de serviço: 6.500 metros;
  • Consumo: 100 litros / hora (65% potência);

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