25 novembro, 2010

Avião agrícola cai em Itaporã (MS)

 
O avião agrícola Embraer EMB-201A Ipanema, prefíxo PT-UFG caiu em Itaporã na manhã desta quinta-feira (25). O acidente aconteceu na Fazenda Barro Preto, localizada a seis quilômetros de Itaporã, cidade localizada a 230 km de Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul.

O piloto identificado apenas por Kennedy, fazia pulverização na plantação de arroz da fazenda quando ocorreu à pane, perdeu altura e caiu, batendo em árvores da mata ciliar do Córrego São Domingos.

Após a queda, aeronave pertencente a empresa Aplic - Aviação Agrícola de Dourados, pegou fogo. Apenas a calda e a asa esquerda não queimaram.

Kennedy foi socorrido por funcionários da fazenda Barro Preto, com ferimentos em uma das pernas, sendo encaminhado para Dourados. Duas viaturas do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Dourados estiveram no local.

Fontes e foto: Antonio Carlos Ferrari (Itaporahoje.com) - Site: Desastres Aéreos

Para Lula, acidente da TAM foi o o pior momento que viveu no governo

O acidente com o avião da TAM em 2007 no aeroporto de Congonhas, no qual morreram 199 pessoas foi, na opinião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o pior momento de seu governo. "Nunca vi tanta leviandade", disse, em entrevista a blogueiros, sobre os comentários de setores da imprensa que acusavam o governo pelo acidente, que, posteriormente, foi comprovado como decorrente de erro dos pilotos. "Foi o dia mais nervoso da minha vida. Não quero que isso se repita."

Na entrevista, Lula voltou a jogar lenha na quase apagada fogueira levantada pelo episódio da "bolinha de papel", no qual o candidato do PSDB derrotado na disputa presidencial, José Serra, supostamente teria sido agredido por militantes petistas, às vésperas da eleição. Em entrevista a blogueiros ontem, em Brasília, Lula disse que Serra precisa se desculpar com os brasileiros por, segundo ele, ter inventado uma agressão. "Foi uma desfaçatez. Eu perdi três eleições (...) e jamais teria coragem de usar uma mentira daquela. O Serra tem que pedir desculpa ao povo brasileiro", afirmou Lula.

Durante o evento, Lula bateu forte no que classificou como "mídia antiga" brasileira - jornais e revistas - e afirmou que se um historiador, daqui a 100 anos, resolver destrinchar o que foram os oito anos de seu governo, terá de fazê-lo recorrendo a periódicos estrangeiros ou à informação armazenada na internet.

A rapidez, a possibilidade de abrigar opiniões distintas e de desmentir notícias veiculadas oferecidas pela internet foram elogiadas por Lula: "Agora, quando o cidadão conta uma mentira, ele é desmentido na hora, em tempo real, e tem que se desculpar", afirmou. Assim que "desencarnar do governo", o que deve levar cerca de quatro meses, acredita, o presidente pretende virar "blogueiro e tuiteiro", utilizando o espaço na rede mundial de computadores para debater questões como o escândalo do mensalão, de 2005, e o trabalho que pretende realizar em países da América Latina, Caribe e África. A criação de um instrumento que permita à sociedade acionar judicialmente veículos de imprensa que divulguem "falsas denúncias" está entre as medidas que o presidente ainda pretende tomar, antes de passar a faixa presidencial a Dilma Rousseff, em 2011: "Não existe maior censura do que a ideia de que a mídia não pode ser criticada", observou.

Lula disse ser favorável ao controle do capital estrangeiro na gestão dos veículos de comunicação.

Sobre a indicação do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que substituirá Eros Grau, Lula disse que, caso Dilma tenha algum nome para indicar, respeitará a posição dela. O presidente defendeu uma postura republicana na indicação de ministros para a Suprema Corte: "O único com quem tinha amizade era o Eros Grau. O [Cezar] Peluso eu não conhecia. O Direito pra mim foi surpresa, muita gente tinha dúvida, porque eu estaria indicando um ministro de direita, mas a atuação dele foi boa. Não pode indicar pensando na próxima votação na Suprema Corte".

Apesar das recentes manifestações de preocupação do ministro do Esporte, Orlando Silva, Lula minimizou os atrasos nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão no Brasil. Para ele, não há qualquer risco quanto à infraestrutura necessária.

A dinâmica do encontro com o presidente pôde ser acompanhada ao vivo no Blog do Planalto e pela rede de microblogs twitter. Os participantes foram escolhidos pela organização do 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas.

Fontes: Valor Econômico - Site: Aeronautas

Aeroporto Internacional de Cabo Frio recebe voo do Antonov com helicóptero a bordo

 
O maior avião cargueiro do mundo, o Antonov 124, da companhia russa Volga Dnepr, pousará no dia 25 de novembro (quinta-feira), às 9 horas, no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, proveniente da Escócia, trazendo a bordo um Helicóptero de grande porte, modelo HC 225. O aparelho pertence à empresa BHS e será usado no transporte de pessoal e equipamentos entre Cabo Frio e as plataformas da Bacia de Campos.

O Aeroporto de Cabo Frio, que se tornou uma importante base de importação para a indústria petrolífera de Campos, graças à sua localização estratégica e às suas grandes áreas de alfândega e armazenamento, é o único aeroporto público brasileiro administrado pela iniciativa privada com voos internacionais regulares de carga e de passageiros.

O Aeroporto de Cabo Frio conta com um pátio para aeronaves de 30.400 metros quadrados, além de 60 mil metros quadrados de área alfandegada e um galpão coberto de 16 mil metros quadrados. Está estrategicamente localizado a apenas 60 Km de Macaé, onde se concentra a indústria do petróleo; e a 140 Km do Rio, 550 Km de São Paulo, 530 Km de Belo Horizonte e 400 Km de Vitória.

Sua pista tem 2.560 metros de comprimento por 45 metros de largura – maior do que a do Santos Dumont e a de Congonhas –, o que tem permitido que os maiores aviões de carga do mundo operem com segurança em Cabo Frio, como o Antonov 124, o Boeing 747 “nose door” (Jumbo), os Beoings 777 e 767, o MD-11, o DC-10 e o DC-8 (fotos no site [www.aeroportocabofrio.com.br].

Graças ao seu entreposto alfandegário e à sua grande área de armazenagem, o aeroporto consolidou-se como base para a importação de equipamentos destinados à indústria petrolífera de Campos, sediada em Macaé. Mais de 80 empresas, a grande maioria de multinacionais, fornecedoras das companhias petrolíferas que prospectam e produzem petróleo em Campos, utilizam o aeroporto com esse propósito.

BHS e Aeróleo, empresas de transporte aéreo por helicóptero, montaram bases no aeroporto para o transporte de equipamentos e pessoal da Petrobrás, da OGX e da Maersk Oil, realizando mais de 30 voos diários para as plataformas da Bacia de Campos.

Fontes: Portal Fator Brasil - Site: Desastres Aéreos

TAM e US Airways iniciam em dezembro compartilhamento de voos

SÃO PAULO - A TAM anunciou hoje acordo de compartilhamento de voos (codeshare) com a US Airways a partir de 1º de dezembro. Conforme comunicado, passageiros da companhia brasileira contarão inicialmente com cinco opções de voos internos nos Estados Unidos a partir de Miami, Nova York e Orlando. Já estão disponíveis para reserva e compra os trechos de ida e volta entre Miami e Filadélfia; Nova York e Phoenix; Orlando e Phoenix; Orlando e Filadélfia, e Orlando e Washington.

Para os passageiros da US Airways, o acordo permitirá reservas da base da companhia no Rio de Janeiro para destinos como São Paulo, Salvador, Recife e Brasília. Ambas as companhias são membros da Star Alliance.

Fontes: O Estado de São Paulo - Site: Aeronautas

Empregados recorrem de decisão

 
A defesa dos ex-funcionários da Vasp deve entrar hoje com recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra decisão que anulou a posse definitiva da Fazenda Santa Luzia, localizada no Estado de Goiás, pelos ex-trabalhadores da companhia aérea. A propriedade pertence a Wagner Canhedo, antigo controlador da empresa. Avaliada em R$ 100 milhões, esta seria a segunda fazenda do empresário a ser transferida aos ex-empregados da Vasp para pagar dívidas trabalhistas da companhia.

A 2ª Seção do STJ, por unanimidade, entendeu que a fazenda Santa Luzia seria imprescindível para a recuperação judicial da Vale do Araguaia, empresa pertencente ao mesmo grupo econômico da Varig, e que a propriedade estaria blindada pelo plano de recuperação judicial.

O advogado do Sindicato dos Aeroviários do Estado de São Paulo, Carlos Duque Estrada, afirma que deve apresentar no recurso documentação que comprova que o grupo não estava blindado contra as execuções trabalhistas. De acordo com o advogado, há uma certidão emitida pela vara de Falências de Brasília, responsável pela recuperação judicial do Grupo Araguaia, determinando o prosseguimento dessas execuções. Isso porque, segundo ele, a defesa de Canhedo não teria apresentado no prazo previsto em lei do rol de bens do grupo no processo de recuperação judicial, por isso a blindagem não estaria mais valendo. (AA)

Fontes: Valor Econômico - Site: Aeronautas

Aviação investiga sensor de velocidade

Especialistas em segurança de aviação internacional estão de olho em um risco crescente nos voos: minúsculos cristais de gelo que podem, em altas altitudes, entupir os sensores de velocidade do ar dos jatos e, em casos extremos, fazer até com que percam altitude e parem de voar.

A Boing Co. e a Air France-KLM SA lideram um amplo estudo sobre os fenômenos de congelamento que aconteceram nas aeronaves da própria empresa, segundo pessoas do setor que tiveram acesso aos resultados preliminares.

As conclusões devem provocar pressões para mudanças na maneira como reguladores, fabricantes de aviões e de peças enfrentam tais perigos. As empresas propõem que todo o setor submeta os sensores a testes mais rigorosos, afirmam as pessoas, com novos procedimentos para ajudar os pilotos a manter o controle das aeronaves.

Os cristais - tipicamente suspensos acima de fortes tempestades e encontrados no topo das nuvens, onde são invisíveis tanto para pilotos quanto para os radares de tempo - são pequenos o suficiente para penetrar nos sensores de velocidade aquecidos montados fora da fuselagem, como os tubos pitot.

Os cristais rapidamente derretem, mas sob condições de frio extremo podem recongelar, de acordo com um estudo e especialistas em segurança independentes, enviando indicações de velocidade incorretas ou descontroladas ao cockpit. Com isso, o piloto automático pode parar de funcionar, os pilotos perdem as leituras de perda de altitude e recebem falsos alarmes de velocidade excessiva.

O estudo foi motivado em parte pelo acidente, em junho de 2009, com um Airbus A330 da Air France quando atravessava uma violenta tempestade no rota Rio-Paris. Todas as 228 pessoas a bordo do voo 447 morreram.

Fontes: Valor Econômico - Site: Aeronautas

Aéreas querem mudar data-base

As companhias aéreas defendem a mudança da data-base de aeronautas e aeroviários de 1º de dezembro para 1º de abril. Segundo Odilon Junqueira, negociador das companhias, a meta é evitar a repetição do que tem acontecido nos últimos anos, em que os funcionários ameaçam fazer paralisações no fim do ano.

– É inadequado discutir isso em dezembro. Há um problema de infraestrutura, de demanda elevada no período, e ainda coincide com o Natal – justificou.

Fontes: Zero Hora - Site: Aeronautas

United Airlines anuncia horários do voo entre Washington e Lagos

A United Airlines anunciou os horários de seu novo serviço entre Washington, nos Estados Unidos, e Lagos, na Nigéria, que começará a operar no dia 12 de dezembro. Lagos será o segundo destino da empresa no Continente Africano. A United já tem serviços para Accra, capital de Gana.

O voo 990 da United partirá do aeroporto internacional Dulles, em Washington, diariamente às 22h43. A chegada ao aeroporto internacional Murtala Mihammed, em Lagos, será às 17h35 do dia seguinte, após uma escala em Accra. O voo de volta, o United 991, começará no dia 13 de dezembro, com partida de Lagos às 21h30. A chegada a Washington, depois da escala em Accra, será às 6h11 do dia seguinte.

O presidente e CEO da United Continental Holdings, Jeff Smisek, declarou: “Estamos agradecidos ao honorável Fidelia Akuabata Njeze, ministro da Aviação da Nigéria, ao dr. Harold Demuren, diretor-geral da Diretoria de Aeronáutica Civil da Nigéria, e a outros membros do governo nigeriano por seu empenho para que fosse lançado o novo serviço entre Washington e essa vibrante cidade. O serviço facilitará o incremento das relações comerciais e culturais entre os Estados Unidos e a Nigéria, abrindo ao mesmo tempo mais opções e conforto para os viajantes dos dois lados do Atlântico”.

Os voos serão operados por aviões Boeing 767 que oferecem a nova International Premium Travel Experience da United. Com ela, os passageiros das classes United First e United Business têm acesso a mais de 150 horas de entretenimento on-demand em monitores pessoais de 15,4 polegadas, podem ligar seus iPods por meio de saídas de conectividade, descansar em poltronas que reclinam totalmente e saborear pratos de nível internacional com opções exclusivas de cardápio da United. Os Boeing 767 oferecem seis assentos na classe United First, 26 na United Business e 151 na United Economy, sendo 74 no setor United Economy Plus, com mais distância entre as poltronas e maior espaço pessoal.

Fontes: Aviação Brasil - Site: Aeronautas

Tame, do Equador, voará para o Panamá, em dezembro

A empresa equatoriana Tame iniciará em 1º de dezembro voos entre as cidades de Quayaquil – Panamá e Quito – Panamá, com aeronaves Embraer 190 e Airbus A320. Os voos serão operados seis vezes por semana, sendo três no trecho partindo de Quayaquil e três partindo de Quito. A expectativa da companhia é de uma taxa de ocupação dm torno de 60%.

Fontes: Aviação Brasil - Site: Aeronautas

Super-helicópteros decolam rumo aos 500 km/h

Nos seriados de TV Águia de Fogo e Trovão Azul os helicópteros eram as verdadeiras estrelas e sempre brilharam mais do que os atores.

Como convém aos filmes de aventura, esses super-helicópteros eram, por assim dizer, dotados de superpoderes, muito além do que qualquer helicóptero real pudesse sonhar.

Mas talvez não por muito tempo. Como convém ao mundo real, os projetistas sempre perseguem a ficção, que não por acaso é uma fonte inesgotável de inspiração.

O X3 da Eurocopter se parece ainda mais com um avião, já que tem asas, onde são fixados dois propulsores - Imagem: Eurocopter

Uma empresa norte-americana e uma europeia começaram a testar os protótipos dos seus helicópteros superpoderosos, máquinas capazes de atingir até 500 km/h e que prometem dobrar a velocidade das máquinas atuais nos próximos cinco anos.

E por que tanta pressa? É que os helicópteros são imbatíveis em suas capacidades de manobra e de chegar a qualquer lugar. Mas, quando se trata de chegar rapidamente ao local de um acidente ou de levar um ferido já resgatado para um hospital, os helicópteros são sonolentamente lentos.

Subsônico e supersônico

O limite de velocidade dos helicópteros deve-se a uma combinação dos limites aerodinâmicos com a necessidade de um consumo razoável de combustível, o que limita os modelos atuais a velocidades de até 300 km/h.

Ou seja, envenenar um helicóptero não é uma mera questão de adicionar HPs ao motor e aumentar o tanque de combustível. As pás do rotor superior, que dão sustentação e impulso à frente, têm limites de rotação bem definidos.

Se o rotor gira a uma velocidade logo abaixo da velocidade do som - o rotor, não o helicóptero - quando a pá começa um giro na traseira do helicóptero em direção à frente, sua velocidade é equivalente à soma da velocidade do rotor e da velocidade do helicóptero, o que faz com que ela atinja uma velocidade supersônica.

Enquanto isso, a pá que está no movimento oposto, saindo da frente do helicóptero e indo na direção da traseira, permanece em velocidade subsônica.

O problema é que as forças aerodinâmicas são diferentes em velocidades subsônicas e supersônicas. Se os dois regimes forem atingidos simultaneamente, gera-se uma instabilidade e uma perigosa perda de sustentação.

Helicópteros do futuro

Ou seja, para empurrar um helicóptero mais rapidamente é necessário fornecer empuxo por outros meios.

Nos anos 1970, a Sikorsky e a NASA construíram um protótipo, chamado XH59A, que tinha duas turbinas, que eram acionadas quando o helicóptero atingia uma determinada velocidade.

Embora o protótipo tenha alcançado velocidades de até 400 km/h, a transição do rotor para a turbina se mostrou problemática demais.

Para virar em baixas velocidades, até 110 km/h, o X2 usa a tradicional inclinação das pás. Acima disso, ele usa um leme, como um avião - Imagem: Sikorsky

O XH59A vibrava muito, consumia combustível demais e ainda precisava de dois pilotos para fazê-lo voar.

Agora, passados 40 anos, os computadores e controles de vibração mais modernos estão reavivando a ideia.

A Sikorsky começou a fazer os primeiros testes de voo com o seu modelo X2. Do outro lado do Atlântico, a Eurocopter está avaliando o seu X3 - uma jogada de marketing em torno dos nomes maior do que parece: o nome do modelo europeu não é "xis três", é "xis ao cubo".

Os controles eletrônicos permitem que um único piloto dê conta do recado. E, em vez das beberronas turbinas, o impulso adicional é dado por hélices.

Sikorsky X2

O maior desafio foi se livrar do rotor de cauda, necessário para ajudar o helicóptero a virar e evitar que ele gire em círculos. Mas o eixo traseiro se tornou necessário para virar o propulsor traseiro e dar dirigibilidade à aeronave.

O X2 já está voando para valer, rumo à meta de alcançar 500 km/h - Imagem: Eurocopter

A Sikorsky resolveu o problema adicionando dois conjuntos de pás ao rotor superior, girando em sentidos opostos - o equilíbrio do torque entre as duas pás impede que o helicóptero gire sobre o próprio eixo.

Para virar em baixas velocidades, até 110 km/h, o X2 usa a tradicional inclinação das pás. Acima disso, ele usa um leme, o que tecnicamente o coloca perto de um avião, embora a sustentação ainda seja gerada pelo rotor.

Eurocopter X3

O X3 da Eurocopter se parece ainda mais com um avião, já que tem asas, onde são fixados dois propulsores. Em altas velocidades, essas asas contribuem com até 40% da sustentação, o que alivia o trabalho do rotor.

Como o X2, ele não tem rotor de cauda. A estabilidade e a capacidade de virar são obtidas com um ajuste preciso da aceleração dos dois motores. Tudo é feito eletronicamente, de forma que o único piloto faz seu trabalho exatamente como em um helicóptero normal.

O X3 mal começar a sair do ninho: ele bateu as asas por meros 35 minutos até agora. Isto é normal no desenvolvimento desses protótipos, quando as várias etapas do teste são realizadas em pequenos incrementos - a cada passo, pára tudo, os dados são cuidadosamente avaliados, e só então é dado o passo seguinte.

O X2 já está voando para valer, rumo à meta de alcançar 500 km/h. Em Setembro ele quebrou "não oficialmente" o recorde de velocidade para helicópteros, alcançando 463 km/h. O recorde que ainda vale, obtido em 1986, é de exatos 400 km/h.

O que ainda não está claro é se estas novas aeronaves, com asas e vários motores, continuarão sendo enquadradas na categoria dos helicópteros.

Fontes: Site Inovação Tecnológica (com informações da New Scientist) - Site: Desastres Aéreos

Helicóptero faz imagens a mais de um quilômetro

Uma câmera capaz de gravar imagens a mais de um quilômetro de distância. É com esse equipamento, instalado no bico do helicóptero Globocop, o Helibrás AS-350B2 Esquilo, prefixo PT-HZS, que a Globo News está transmitindo imagens ao vivo do conflito na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro. O zoom da câmera do Globocop é 12 vezes mais poderoso que o de uma câmera digital convencional. O dispositivo também possui um recurso duplicador que permite fazer uma espécie de zoom digital na imagem, mas, nesse caso, há perda de qualidade da imagem.

 
A câmera é controlada por um operador que fica ao lado do piloto, dentro da cabine. Ele usa um joystick para controlar os recursos, como íris e foco, e para mover o equipamento em praticamente todas as direções. Um giroestabilizador garante que as imagens não fiquem tremidas.

As cenas gravadas são enviadas por um link de microondas direto para a sede da Globo no Rio e, depois, retransmitidas para os televisores do país.

No blog VEJA Acompanha, todas as notícias sobre a onda de terror e violência no Rio.

Fontes: Veja.com - Foto: Reprodução - Site: Desastres Aéreos

Sete morrem em acidente com helicóptero russo na Sibéria

Um helicóptero de fabricação russa explodiu ao fazer uma aterrissagem forçada no oeste da Sibéria nesta quinta-feira (25), causando a morte de sete das dez pessoas a bordo, disseram investigadores.

O helicóptero Mil Mi-8T, prefixo RA-22376, operado pela NARZ, estava a caminho de uma visita ao campo petrolífero de Krapivinskoye quando caiu na região de Omsk ao meio-dia (4h, horário de Brasília), cerca de 2.250 quilômetros a leste de Moscou, disse a comissão de investigação do escritório do promotor-geral em seu site.

"Tanques de combustível explodiram quando o helicóptero fez um pouso forçado", disse o Ministério de Emergências, segundo a agência de notícias russa Interfax.

Investigadores acrescentaram que todos os sete passageiros morreram na hora, enquanto três membros da tripulação sobreviveram.

A Rússia é a maior operadora do helicóptero Mi8, modelo que vem enfrentando uma série de problemas de segurança nos últimos anos.

Fontes: Amie Ferris-Rotman (Reuters) via O Globo / ASN - Imagem: ITAR-TASS - Site: Desastres Aéreos

Canadá não adotará método dos EUA em revistas nos aeroportos

O Canadá não planeja, nos seus voos domésticos, adotar a prática de apalpar passageiros para revistá-los, como ocorre nos EUA, disse uma autoridade na quarta-feira.

O governo canadense age em coordenação com os EUA a respeito da segurança aérea, mas também reconhece que os canadenses têm direito a "serem tratados adequada e respeitosamente nos aeroportos", disse o ministro dos Transportes, Chuck Strahl, a jornalistas em Ottawa.

Muitos passageiros e parlamentares dos EUA se queixam das práticas invasivas nas revistas aeroportuárias, o que inclui scanners que revelam o corpo inteiro, ou o contato manual íntimo para quem se recusa a se submeter às máquinas.

O Canadá usa uma tecnologia diferente nos scanners de corpo inteiro, que não emitem um tipo de radiação que tem causado preocupação nos EUA, segundo Strahl. Além disso, biombos serão instalados para garantir a privacidade em revistas manuais.

Quem viaja de avião do Canadá para os EUA terá de passar pelas revistas no estilo norte-americano. "Essa é uma exigência dos EUA, não do Canadá", disse Strahl, acrescentando que não há planos de ampliá-las para os voos domésticos.

Fontes: Allan Dowd (Reuters) via Estadão - Foto de revista no Aeroporto O'Hare, em Chicago, em 23.11.10: Getty Images - Site: Desastres Aéreos

Ameaça de bomba obriga avião da TAP a regressar a Paris


 
A TAP recebeu um telefonema em português com "ameaças genéricas", relativamente aos voos provenientes de Paris. Um dos aviões foi obrigado a regressar à capital francesa e os restantes voos vão ter medidas de segurança reforçadas.

Mediante o aviso de ameaça de bomba, o avião Airbus A321-211, prefixo CS-TJF, que fazia a ligação Paris-Lisboa (voo TP447), que havia partido às 6:35 (hora local) do aeroporto de Orly, em Paris, teve de regressar ao aeroporto. Após vistoria não foi encontrado a bordo nenhum equipamento capaz de pôr em causa a segurança dos passageiros.

"Não houve referência a bombas. Apenas uma ameaça genérica relativa à segurança dos voos da TAP de Paris para Portugal", informou fonte oficial da empresa.

O voo já foi retomado e as restantes ligações serão realizadas, embora a empresa tenha decidido "reforçar as medidas de segurança".

Fontes: A Bola / Diário de Notícias - Site: Desastres Aéreos

Voos parabólicos: um desafio à força da gravidade

Avião é preparado especialmente para experiência

Todos os processos físicos, químicos e biológicos estão subordinados a uma condição: a força da gravidade. Tudo o que é mais pesado que o ar, cai. A água corre em direção aos vales, as borbulhas de água fervente sobem à superfície. A força da gravidade vem influindo na evolução dos seres vivos há 3,5 bilhões de anos. É possível escapar dela? E, sendo assim, por quê?

É impossível escapar totalmente da força da gravidade. "O que acontece aos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS, do inglês), que flutuam a 400 quilômetros de distância da terra, é que tanto a estação quanto os próprios astronautas encontram-se em permanente queda livre dentro do mesmo campo de gravidade; entre a cápsula ISS e a terra não há diferença de forças", explica à Deutsche Welle o especialista Manfred Gaida, astrônomo do Centro Alemão de Investigações Espaciais e Aeronáuticas (DLR, sigla do nome em alemão).

A300 decola com uma inclinação de 47°

Mas por que a ISS não cai sobre a terra? A estação gira em torno do planeta com a mesma velocidade com que este gira em torno do Sol. "A força centrífuga com que a nave se move é igual à força de atração que a massa da terra exerce sobre a nave. Esse equilíbrio de forças gera uma compensação", completa Gaida. E neste "duelo" de forças, nem a força da gravidade da terra nem a força escapatória da ISS saem ganhando. Resultado: a ausência da gravidade. Para isso, a ISS voa a 29 mil quilômetros por hora.

Outro fato extraordinário é que a própria Terra se desloca, e todos nós com ela. Considerando diversos componentes, nosso planeta "voa" ou "flutua" dentro do sistema solar a uns 370 quilômetros por segundo, calcula Josef Hoell, especialista do DLR em Ciências Extraterrestres, na revista Spektrum der Wissenschaft.

A terra nos atrai, invariavelmente

Essa força constante que pesa sobre todas as coisas na Terra é, com frequência, um fator de interferência na pesquisa científica. Para aperfeiçoar, por exemplo, uma liga de alumínio, é preciso conhecer exatamente os parâmetros do material. A gravidade pode, contudo, impedir que se atinja o efeito desejado. Também para poder entender reações, desde simples processos físicos até complexos sistemas biológicos, é importante eliminar a gravidade.

Experimentos com a ausência da gravidade

É essencial averiguar o que acontece com o ser humano, com as plantas, com um material ou um medicamento na ausência da força da gravidade. Só existem duas formas efetivas de simular esta ausência: saindo da atmosfera ou executando voos parabólicos dentro dela.

GoSpace: elo entre a aeronáutica e a indústria

Esta última opção é a mais factível. Por isso, o DLR oferece esta oportunidade para a pesquisa científica. O Centro Alemão de Investigações Espaciais e Aeronáuticas é o elo de ligação entre a astronáutica e a indústria, a medicina e as demais disciplinas.

O desenvolvimento tecnológico e a produção moderna de materiais são desafios para a indústria do século 21. "E a astronáutica é uma excelente plataforma para apoiá-los", diz à Deutsche Welle o astrofísico Hartmut W. Ripken, que coordena os preparativos para o uso da ISS e diretor do programa GoSpace, que promove e executa testes sobre a falta de gravidade para instituições científicas e para a indústria dentro do DLR, com sedes nas cidades alemãs de Colônia, Bonn e Jülich.

Para pesquisa

Mas enquanto as telecomunicações, a navegação e as observações feitas por satélites aproveitaram os progressos da astronáutica, o potencial da pesquisa sobre a falta da gravidade para fins industriais continua pouco conhecido. "Isso mesmo considerando que as vantagens para a indústria são uma prioridade para nós", completa Ripken. O DLR recebe solicitações de experiências usando a ausência da gravidade para novos desenvolvimentos na indústria.

Os resultados da pesquisa em voos parabólicos são palpáveis. Um laboratório farmacêutico berlinense desenvolveu, por exemplo, um medicamento contra a hipertensão arterial com ajuda de exames realizados sob ausência da força da gravidade.

Gravidade e recuperação da juventude?

Também a fisiologia humana foi beneficiada, revelando os complexos processos de envelhecimento da pele. Até agora, sabia-se que a pele dos astronautas perdia "espessura" a uma velocidade maior do que em condições normais. Graças à ausência da gravidade, podem ser identificados os motivos que levam a isso, possibilitando que se chegue a conclusões sobre o envelhecimento prematuro de tecidos humanos, mas também sobre formas de como reverter esse processo. Uma pílula ou um creme que rejuvenesça de verdade seria usado por milhões de pessoas em todo o mundo.

Montanha russa sobre o Oceano Atlântico

Os voos parabólicos foram concebidos para preparar os astronautas. Mas, na Europa, servem também para desenvolver a tecnologia a ser implementada na ISS ou em prováveis viagens à Lua, Marte ou outros destinos siderais. Com os voos parabólicos, incentivam-se igualmente a pesquisa industrial e na medicina.

A-300 Zero-G: jornalista da Deutsche Welle participa de experimento

Sob a direção da ESA (Agência Espacial Europeia) e do DLR, a empresa francesa Novespace executa os voos parabólicos na Europa. Sua base fica em Bordeaux, na França, de onde decola a maioria das empreitadas científicas que, às vezes, também começam em Colônia.

O avião, único no mundo, é um A300 ZERO-G especialmente aclimatado, que tem que ser conduzido por quatro (!) pilotos e dois engenheiros, de cada vez. Além disso, a aeronave tem turbinas mais potentes que as de um avião comercial e uma cabine de comando reformada para operar o avião em posição quase vertical durante a decolagem e aterrissagem.

2, 1, 0... Apagar as turbinas no voo!

O avião levanta voo com uma inclinação de 47°. Um Airbus comercial está programado para não exceder os 20° de inclinação. Durante a decolagem acelerada, o interior da aeronave sofre de um excesso de gravidade, provocado pela atração da Terra.

Os passageiros sentem, então, quase o dobro de seu próprio peso, e são literalmente "pregados" ao piso do avião. Uma vez atingida a altitude necessária, os motores da aeronave são desligados. Em função da inércia, o avião avança, ainda assim, por cerca de mil metros, até perder impulso.

É neste ponto que começa a inevitável queda, que é controlada e durante a qual as pessoas e os objetos dentro da cabina são "liberados" da força da gravidade. O fenômeno acontece porque tanto o avião quanto sua atmosfera interior caem ao mesmo tempo e com a mesma velocidade. Esta compensação, que torna a atração da Terra imperceptível, manifesta-se na "gravidade zero", ou melhor, na "microgravidade", pois não é possível escapar, por completo, à força da gravidade.

Durante a queda livre do avião e de sua atmosfera interior, há 22 segundos de microgravidade. A seguir, os pilotos estabilizam o avião e o preparam para as dezenas de parábolas sobre o Atlântico.

Neste sábado, José Ospina-Valência, da Deutsche Welle, irá experimentar a gravidade zero a bordo do Zero G, um Airbus 300 especialmente adaptado para esse fim.

Fontes: José Ospina-Valencia - Revisão: Roselaine Wandscheer (Deutsche Welle) - Imagens: DLR (Centro Alemão de Investigações Espaciais e Aeronáuticas) - Site: Desastres Aéreos

Buscas por destroços de avião Air France serão retomadas em 2011

A França vai realizar uma nova etapa de buscas aos destroços do avião da Air France que caiu durante o voo 447, Rio-Paris, em 1º de junho de 2009. A queda do avião deixou 228 mortos. A procura começará em fevereiro de 2011.

Segundo informações do jornal francês Le Monde, o vice-ministro dos Transportes da França, Thierry Mariani, declarou que o objetivo das autoridades francesas é utilizar os equipamentos mais modernos para encontrar os corpos restantes e a caixa preta do avião, que poderia explicar o motivo da queda.

Nenhum passageiro nem membro da tripulação sobreviveu à queda do voo. Alguns pedaços da aeronave e cerca de 50 corpos já foram encontradas. Mesmo após três etapas de busca, tendo a última sido finalizada no dia 24 de maio, a caixa preta e os cerca de 180 corpos restantes ainda não foram encontrados.

Investigações da Polícia Francesa apontam, em conclusões preliminares, uma falha no medidor de velocidade como o único motivo descoberto para a queda. O país abriu um inquérito sobre o assunto.

Fontes: O Dia Online - Site: Desastres Aéreos

Puma inicia voo Belém-Fortaleza na segunda (dia 29)

A Puma Air Linhas Aéreas começa a voar entre Belém e Fortaleza, a partir da próxima segunda-feira (dia 29). Os voos serão diários e com frequência noturna, a bordo de um Boeing 737-300, com capacidade para 132 passageiros. De Belém, o voo sai às 19h45 (hora local), com chegada prevista às 21h35, ao aeroporto de Fortaleza. Da cidade nordestina, decola às 22h05 e chega às 23h55 em Belém.

“A nova rota reafirma o nosso compromisso de contribuir para a integração entre as regiões brasileiras e oferecer aos nossos usuários cada vez mais opções de destinos, com conforto e segurança”, disse o presidente da Puma, Gleison Gambogi.

Fonte: Site Portal Panrotas

Gol inicia operação no Aeroparque em 4 de dezembro

A Gol inicia em 4 de dezembro suas operações no Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires. Serão três frequências diárias partindo do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, sendo uma operação com origem no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte/Confins.

O equipamento utilizado será um Boeing 737-800 Next Generation com capacidade para 184 passageiros. “Acreditamos que os voos atenderão principalmente ao público corporativo, já que os clientes nem sempre têm tempo para se deslocar entre o Aeroporto Internacional de Ezeiza e a capital, trajeto que pode levar até uma hora”, observou a vice-presidente de Mercado da Gol, Claudia Pagnano. Com a inauguração da nova base em Buenos Aires e o remanejamento de voos para o Aeroparque, a companhia passará a operar em Ezeiza com oito voos diários.

Fonte: Site Portal Panrotas

Mexicana voltará a voar segundo sindicato de pilotos do México

A Associação Sindical de Pilotos do México (ASPA, na sigla em espanhol) divulgou que a Mexicana de Aviación voltará a voar com uma frota de cinco a seis aviões, a ser progressivamente aumentada para 30, informou o portal Eleconomista.com.mx.

Segundo o secretário geral da associação, Fernando Perfecto, a ASPA fez sua parte nas negociações (os pilotos terão redução salarial de 40% visando ajudar na redução de custos necessária à retomada das operações de forma sustentável) e agora cabe às autoridades se decidirem por uma das três propostas feitas por grupos interessados em investir na companhia aérea.

As empresas que se dispuseram a assumir a Mexicana são a PC Capital (com a qual a ASPA já possui inclusive um pré-acordo a ser efetivado caso seja ela a escolhida), a BMC Financial e o TG Group.

O secretário geral da ASPA acrescentou ainda que, conforme foi pleiteado junto aos trabalhadores, o objetivo e promover o reinício das operações da companhia aérea na segunda quinzena de Janeiro.

Foto: Haroldo Fiuza - Fonte: Site Portal CR

FAB: Exposição itinerante em comemoração ao centenário do Brigadeiro Nero Moura chega a Manaus

Lembranças de uma trajetória de conquistas e realizações de um vibrante militar da Força Aérea Brasileira. É isso que se pode ver na mostra em homenagem ao Centenário de Nascimento do Brigadeiro Nero Moura, aberta até o dia 28, em Manaus, no hall do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Com o apoio do Sétimo Comando Aéreo Regional (VII COMAR) e da INFRAERO, a mostra, elaborada pelo Museu Aeroespacial (MUSAL), é composta por dez painéis fotográficos com textos e imagens, inclusive do Thunderbolt P-47, aeronave utilizada na Segunda Guerra Mundial pela famosa Esquadrilha Aeronáutica "Senta a Pua!". A mostra também apresenta réplicas de objetos de época utilizados pelo Brigadeiro Nero Moura, como luvas e toucas de vôo dos anos de 1930 e 1940 e, ainda, um vídeo documentário.

Durante a abertura da amostra, realizada no dia 19, o MUSAL realizou a entrega de um troféu em vidro com a gravura da bolacha do centenário do Patrono da Aviação de Caça – Brigadeiro Nero Moura, ao Comandante do VII COMAR, representado pelo Major Aviador José Luís Pinto Marques Filho e ao Superintendente do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Aldecir de Oliveira Lima. A mostra permanece em Manaus até o dia 28 e depois segue para outros aeroportos do país.

Fontes: FAB / BAMN - Site: Portal CR

Airbus pretende oferecer versão de maior peso do A330-300

A Airbus está avaliando a possibilidade de desenvolver e lançar uma versão com peso máximo de decolagem aumentado do A330-300, informou a Flight International.

A alteração seguiria os passos do que foi feito em 2008 com o A330-200, que teve seu peso máximo de decolagem aumentado em 5 toneladas, chegando a um total de 238 toneladas.

O novo peso máximo do A330-300 passaria a ser 235 toneladas, o equivalente a duas toneladas a mais no peso atual e suficiente para dar ao avião um ganho de 220 km na autonomia, que passaria a ser de 11.020 km.

A previsão é de que a Airbus assine até o fim deste ano a autorização comercial para fazer o lançamento da nova variante.

Foto: Airbus - Fonte: Site Portal CR

Boeing fará mudanças em painéis de força e software do 787

A Boeing anunciou na quarta-feira (24/11) que irá fazer mudanças de design nos painéis de ditribuição de força e no software que gerencia e protege a distribuição da força por eles gerada.

A decisão é resultado das descobertas feitas durante a investigação do incidente ocorrido no dia nove deste mês, quando um incêndio elétrico obrigou um dos aviões de teste a fazer um pouso de emergência, e o tempo necessário para que as mudanças sejam implementadas acarretará em novo atraso do programa e adiamento do início das entregas do avião para as companhias aéreas.

"Nós simulamos com sucesso aspectos chave do evento a bordo em nosso laboratório e estamos movendo adiante com o desenvolvimento de correções de design", disse o vice-presidente e gerente geral do programa 787, Scott Fancher. "A Boeing está desenvolvendo um plano para habilitar o retorno às atividades de voos de teste do 787 e irá apresentá-lo à FAA (Federal Aviation Administration) tão logo ele esteja completo."

Segundo os engenheiros da Boeing a causa do incêndio no painel de distribuição de força P100, um dos cinco principais painéis do tipo no avião e responsável por receber energia do motor esquerdo e distribuí-la para uma ampla gama de sistemas, foi ou um curto circuito ou um arco elétrico que tiveram como provável causa a presença de objetos estranhos no painel.

A Boeing pretende concluir nas próximas semanas um cronograma revisado do programa 787, quando será então possível saber a extensão exata do atraso provocado pelas mudanças a serem feitas no design dos painéis de distribuição de força e no software que os gerencia no avião.

Foto: Boeing - Fonte: Site Portal CR

Passageiro da TAP tem direito à reembolso ou remarcação do bilhete sem multa

SÃO PAULO - Bem longe do turbilhão da greve geral em Portugal, os planos do vendedor Adilson Ribeiro, de 35 anos, mudaram nessa terça-feira. O voo dele, que decolaria por volta das 23h do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, com destino à Lisboa foi cancelado – assim como todos os outros da empresa portuguesa TAP.

"Eu liguei para a agência depois que li a notícia na internet de que havia uma greve em Portugal", diz ele. "O meu voo foi remarcado para sexta-feira." Apesar do cancelamento, Ribeiro diz que os prejuízos foram pequenos, já que a viagem era destinada ao turismo. "Vou para a cidade de Porto pela segunda vez", diz.

Na esteira da greve portuguesa, as agências de viagem tiveram um dia mais agitado do que o normal. "Estamos ligando para os passageiros para informar sobre a greve e remarcar as passagens para a partir de quinta-feira", conta um atendente da agência Tavares Tour.

A remarcação das passagens para o dia 25 é uma recomendação da própria TAP. Segundo um comunicado enviado hoje pela empresa aos operadores de viagem, a intenção é "minimizar o transtorno" ao passageiro.

Aos passageiros com voos cancelados, outra opção disponível (além da remarcação) é solicitar o reembolso do valor integral pago pela passagem. "Eles não podem cobrar multa", conta o agente de uma das maiores operadoras de viagem do País, que pede para não ser identificado.

Fontes: O Estado de São Paulo - Site: Aeronautas

Área de aeroporto em Boston é esvaziada por pacotes suspeitos

Autoridades do Aeroporto Internacional Logan, em Boston, esvaziaram uma área de carga e cerca 25 funcionários deixaram o local após a descoberta de dois pacotes suspeitos.

Um porta-voz do aeroporto disse que duas malas com destino à Nigéria estavam sendo examinadas com raios-x e com a ajuda de cães farejadores.

Fontes: O Estado de São Paulo - Site: Aeronautas

TAM diz que ainda pode crescer com atual infraestrutura

SÃO PAULO - O setor aéreo tem capacidade de crescer mesmo com a atual infraestrutura aeroportuária, avaliou o presidente da holding TAM, Marco Antônio Bologna, após participar de reunião da Apimec, em São Paulo. "Mesmo com a limitação, o setor (aéreo) cresce de duas a três vezes mais que o PIB. Até 2020, esperamos uma taxa de crescimento de 8% a 9% ao ano", afirmou.

Segundo ele, o atual crescimento pode vir do aumento da capacidade existente nos voos. Isso aconteceria, disse Bologna, por meio do aumento da ocupação média dos assentos, "aproveitando melhor a capacidade fora dos horários de pico", e a descentralização dos hubs, como em Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, e Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro, para outras cidades.

Um dos canais de crescimento da empresa no longo prazo será a classe média. O presidente da TAM, Líbano Barroso, disse acreditar ser possível elevar a participação de passageiros nos voos a lazer a 60% até 2020. Atualmente, o principal público, com mais de 70% da ocupação nos voos, é o destinado a negócios, que geralmente viaja nos horários de pico, das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Barroso ressaltou que uma das iniciativas é ampliar a parceria com redes de varejo, para a instalação de pontos de atendimento. Uma delas é com a Casas Bahia, que já conta com quiosques de venda de bilhetes em três lojas. Ele afirmou que o projeto poderá ser estendido a novas redes, inclusive regionais, assim como ao varejo farmacêutico. Além dos horários noturnos, a companhia quer ocupar os horários das 10h às 17h com este público.

"Estamos tendo um retorno interessante com a Casas Bahia. Para a varejista, quanto mais serviços agregar, maior o fluxo de consumidores. Após a compra de eletroeletrônicos, o sonho de consumo (da classe média) é viajar de avião", disse. Ele evitou comentar sobre a expansão prevista dos quiosques da TAM na varejista, mas adiantou que deverá ser acelerada em 2011.

Final de ano

Sobre o final do ano, Barroso ressaltou que na visão da empresa o "overbooking é permitido", mas que a companhia não "mantém esta prática durante a alta temporada". A expectativa da TAM para a taxa de ocupação nos voos domésticos é de 70% a 75%, entre os meses de dezembro e janeiro. "Apesar de ser legal, não vendemos (passagem) acima da capacidade. Se o passageiro não aparecer, cobramos multa pela remarcação", disse Líbano.

A empresa informou que manterá oito aeronaves adicionais para atender a demanda de final de ano. Destas, pelo menos cinco estarão posicionadas em tempo integral nos aeroportos considerados estratégicos, como Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, e Tom Jobim/Galeão, no Rio de Janeiro. "Há uma planejamento para mantermos mais aeronaves disponíveis nos aeroportos", completou.

A TAM revisou as taxas de crescimento da demanda para este ano de 14% a 18% para a faixa entre 22% a 25%, diante da elevação de 25% entre janeiro e outubro do mercado doméstico na comparação com o mesmo período do ano passado.

Fontes: O Estado de São Paulo - Site: Aeronautas

LAN deve comprar entre 15 e 20 Airbus 320 para expansão na Colômbia

A LAN visa implementar no país o modelo de negócios que inclui voos domésticos de curta distância, conectividade regional e voos de longa distância de passageiros e cargas


SANTIAGO - A companhia aérea chilena LAN Airlines deve adquirir entre 15 e 20 aeronaves da família Airbus 320 para sua expansão na Colômbia, segundo o diretor financeiro da empresa, Alejandro de la Puente.

A LAN visa implementar na Colômbia o modelo de negócios que a tornou uma das maiores companhias aéreas da América Latina. O modelo inclui voos domésticos de curta distância, conectividade regional e voos de longa distância de passageiros e cargas, comentou Puente.

A chilena está em processo de aquisição das colombianas Aires e AerOasis e planeja aumentar sua presença regional. A LAN também está em processo de fusão com a brasileira TAM. As informações são da Dow Jones.

Fontes: O Estado de São Paulo - Site: Aeronautas