31 maio, 2011

As perguntas sem respostas do voo AF 447

Por que a tripulação do voo AF 447 não desviou da área de turbulência?



Na noite de 31 de maio de 2009, todos os aviões que fizeram rota semelhante à do voo AF 447 efetuaram desvios para evitar a tempestade na área equatorial do Oceano Atlântico. Segundo o jornalista Flavio Marcos de Souza, não se sabe se a tripulação do avião da Air France foi imprudente ou se foi induzida ao erro por falha em algum equipamento. 'Todos os outros voos naquela noite, indo para a Europa ou para o Brasil, desviaram do mau tempo, e só o AF 447 entrou (na região). Esta é a grande chave (do caso).'


Foto: Crédito: AP


Os procedimentos adotados após a perda de sustentação foram adequados?


O relatório do BEA aponta que, após o desligamento do piloto-automático da aeronave, 'os motores estavam em funcionamento e sempre responderam aos comandos da tripulação', e as ordens do piloto durante a queda foram, principalmente, para elevar o nariz do Airbus, mesmo com o soar do alarme de stall (perda de sustentação). Os trechos levantaram dúvidas se a atitude da tripulação foi correta. Para Guido Cesar Carim Junior, entretanto, os pilotos podem ter sido induzidos ao erro por não confiarem nos instrumentos, que apresentariam falhas. 'O que me parece é que nenhuma indicação dos instrumentos estava válida. Provavelmente, o que eles (pilotos) estavam olhando nos instrumentos, eles não acreditavam muito', afirma.


Foto: Crédito: AFP


O que causou a falha nas sondas Pitot?

 
A análise das caixas-pretas aponta que 'houve uma inconsistência' na medição de velocidade da aeronave, que durou pouco menos de um minuto. Segundo a Air France, a falha nas sondas Pitot teria conduzido a 'uma desconexão do piloto automático e a perda dos sistemas de proteção de pilotagem associados', levando à queda do Airbus. Mas o que teria causado o problema nas sondas? Uma das hipóteses levantadas é de que o acúmulo de gelo, proveniente das más condições meteorológicas enfrentadas pelo avião, tenha reduzido a capacidade de medição do equipamento.


Foto: Crédito: BEA/Divulgação


As pessoas estavam conscientes no momento do impacto?


Após grandes acidentes aéreos, como o do voo AF 447, muito se pergunta sobre os momentos de pânico vividos pelos passageiros minutos antes do choque com o mar. Os ocupantes do Airbus ainda estavam conscientes àquela altura ou teriam ficado desacordados durante a queda abrupta? 'Uma queda de 10 mil pés por minuto (200 km/h) provoca uma força G (força gravitacional) muito grande. É difícil afirmar se ficaram conscientes ou não durante a queda', afirma o jornalista Flavio Marcos de Souza.

Foto: Crédito: AFP
Fonte: Terra

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