10 junho, 2011

Aeroporto de Guarulhos tem movimentação intensa e informações desencontradas para passageiros


Informações desencontradas e muitas filas. Esta é a situação no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, devido ao cancelamento de voos para a região Sul do Brasil e para Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Os cancelamentos foram causados pelas cinzas do vulcão chileno Puyehue, que se espalharam pelo espaço aéreo desses países.

Embora a orientação oficial da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aos passageiros com voos para essas localidades seja a de entrar em contato com as companhias antes de de dirigir ao aeroporto, muitas pessoas foram normalmente ao local e aguardavam por informações e orientações.

A passageira Lauren Colvana, com passagem comprada para Porto Alegre ainda aguardava informações da Tam sobre a situação do seu voo. A saída estava prevista para às 13h05, mas de acordo com os funcionários que a atenderam, ele ainda não havia sido cancelado. "Me pediram para fazer o auto check in, nos totens de auto atendimento. Mas lá diz que o voo esta cancelado. Na loja me pediram para ligar na central de relacionamento, mas lá ninguém atende", disse.

No início da manhã a situação dos aeroportos de Florianópolis, Navegantes e Joinville estava sendo normalizada, com a retomada de alguns voos. Fato que não impediu que o passageiro Edson Duarte, com bilhetes comprados para toda a família pudessem embarcar. "Meu voo era às 7 horas da manhã e foi cancelado. Já estou aqui há sete horas. Me ofereceram o reembolso, mas quero embarcar, já que existem voos confirmados. O problema é que estão me dizendo que não existem lugares disponíveis", contou.

Nos balcões das companhias a orientação era para procurar a loja no próprio aeroporto para remarcar o bilhete. No balcão de informações da Infraero, a informação é de que todas as partidas das companhias Webjet, Avianca e Aerolíneas Argentinas para estes destinos estavam canceladas durante todo o dia de hoje. Já para Gol e Tam a orientação é para consultar as empresas.


Lauren Colvana tenta saber informações do seu voo De acordo com informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a nuvem com as cinzas do vulcão chileno começaram a se dissipar e podem chegar até São Paulo ainda neste final de semana. Neste momento, a nuvem encontra-se sobre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A Gol resolveu restabelecer, a partir das 16 horas de hoje (10/06) as operações em Caxias do Sul e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e Chapecó, em Santa Catarina.

De acordo com a Resolução 141 da Anac, as companhias são obrigadas a fornecer reembolso aos passageiros que, após quatro horas de atraso, queiram desistir da viagem. Com o mesmo tempo de atraso, os passageiros já têm direito a acomodação adequada ou hospedagem em um hotel. Com atraso de duas horas, as companhias devem fornecer alimentação aos seus clientes e com uma hora, telefone ou internet.


Fonte: Mercado e Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário