10 junho, 2011

Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo controla voos em Parintins


Todos os anos uma equipe do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) é deslocada para a cidade de Parintins (AM) para prover os Serviços de Navegação Aérea e Controle de Tráfego Aéreo no Aeroporto Júlio Belém, durante o XLVI Festival Folclórico de Parintins, que este ano acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de junho.

A Operação é realizada pelo CINDACTA IV desde 1995, motivada pelo incremento do tráfego aéreo no Aeroporto Julio Belém durante as festividades do boi bumbá de Parintins, contribuindo para a segurança das operações aéreas naquele aeródromo. Esse trabalho tem grande importância pois permite que turistas do mundo todo façam uso de transporte aéreo para chegar na cidade, já que a única outra forma de chegar na cidade é de barco e leva entre 18 a 24 horas saindo de Manaus.

Esse ano os trabalhos já começaram. Na manhã do dia 05 de junho de 2011 a primeira equipe de militares do CINDACTA IV decolou do aeródromo de Ponta Pelada em Manaus a bordo de uma aeronave C-105 (Amazonas) do 1º/9º GAv (Esquadrão Arara), com destino à cidade de Parintins – AM, com o objetivo de cumprir a missão que lhe foi confiada.

Comandada pelo Capitão QOECTA Fábio, a equipe composta de 12 (doze) militares das áreas técnica e administrativa, desembarcou no Aeroporto Júlio Belém, naquele mesmo dia.

Após o desembarque de todos os equipamentos, foi realizada a primeira reunião de trabalho onde foram identificados os objetivos a serem atingidos ainda naquele dia, tais como: ligação da Sala AIS com a torre de controle com fibra ótica e início da montagem da antena do SATCOM. Na manhã do dia 06 jun os trabalhos foram reiniciados com as instalações dos equipamentos de telecomunicações, preparo do ambiente da torre de controle, da sala AIS e da Estação Meteorológica de Superfície. Todos esses equipamentos e ambientes deverão estar prontos até o dia 12 de junho para o vôo de inspeção a ser realizado pelo GEIV nos dias 13 e 14 de junho 2011. Os equipamentos a serem voados pelo GEIV são: o NDB (Non Direcional Beacon), o VOR (VHF hmni direcional radio - radio farol não direcional), o AVASIS (Abbreviated Visual Aproach Slope Indicator Sistem) e as freqüências da Torre de Controle e do Controle de Aproximação Parintins.

Em paralelo às atividades da área técnica em Parintins, no período de 06 a 10 de junho, a equipe de controladores de tráfego aéreo que participa da Operação encontra-se em treinamento no Simulador Radar de Baixo Custo (SRBC) nas instalações do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo Eduardo Gomes (DTCEA-EG) para familiarização com a circulação aérea da Zona de Controle de Parintins (CTR-PI), assim como do “corredor” Manaus-Parintins-Manaus.

A equipe da área operacional é composta por 16 militares, sendo 10 controladores de tráfego aéreo, três de informação aeronáutica e três meteorologistas. Esta equipe embarcará para Parintins no dia 12 de junho, para iniciar a ambientação nos seus respectivos locais de trabalho. Logo após a homologação dos procedimentos de aproximação e de saída por instrumentos e da inspeção dos equipamentos pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), serão iniciadas as atividades de controle do espaço aéreo no Aeroporto Júlio Belém (SWPI) e no seu entorno garantindo a operação VFR (Visual Flight Role) VFR e IFR (Instrument Flight Role), diurna e noturna durante o 46º Festival Folclórico de Parintins.


Sobre o Festival

O Festival Folclórico é uma festa popular realizada anualmente, sempre no último fim de semana de junho, na cidade de Parintins (AM). Trata-se de uma apresentação a céu aberto, onde competem duas agremiações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos ribeirinhos por meio de alegorias e encenações. O Festival de Parintins se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local e atrai turistas de todo o país e de diversas partes do mundo.


Fonte: Aviação Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário