24 agosto, 2011

Banheiro do Salgado Filho é o sexto pior entre 15 aeroportos do país, aponta levantamento


Inspeção apontou falha na manutenção e número insuficiente de mictórios e torneiras


Uma inspeção realizada nos banheiros de 15 aeroportos das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 apontou o do Salgado Filho como o sexto pior. O terminal de Porto Alegre supera apenas os de Curitiba (PR), Natal (RN), Guarulhos (SP), Manaus (AM) e Cuiabá (MT).

O levantamento, denominado WC14 - Estudo dos banheiros da Copa 2014 e realizado pela consultoria especializada em uso racional da água H2C, levou em consideração três critérios: análise ambiental (consumo/economia de água), manutenção (com ênfase na qualidade), higienização (riscos de contaminações) e disponibilidade de cabine por uso.

Na média, o Salgado Filho recebeu nota 5,67 (de 10). O pior desempenho foi do item manutenção, avaliado em quatro. "Manutenção corretiva apresenta diversos problemas. Aplicação incorreta de peças de reposição indica inexistência de manutenção preventiva", constata o estudo.

Outra observação da inspeção é a necessidade de, por várias vezes ao dia, os usuários terem de aguardar em fila. "Número de bacias sanitárias, mictórios e torneiras é insuficiente nas áreas de desembarque, onde foi verificado em alguns momentos filas para fazer uso, informa o levantamento.

Porto Alegre ficou atrás de terminais de Congonhas — primeiro colocado, com média 7,33 —, Recife, Salvador, Confins/Belo Horizonte, Fortaleza, os dois do Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Campinas e Brasília.

O estudo
Inaugurado em 1995, o aeroporto da Capital teve 6,6 milhões de usuários no ano passado. De acordo com o WC14, o terminal dispõe de 14 banheiros masculinos, 14 femininos e um para portadores de necessidades especiais.

Segundo o consultor da H2C Paulo Costa, o levantamento WC14 busca alertar os governos e a sociedade sobre a importância de se promover uma ampla modernização dos sanitários públicos dos aeroportos brasileiros.

— Isso de modo a melhorar o desempenho ambiental no que diz respeito ao consumo de água, bem como as condições de uso e operação — afirma.

Confira o ranking
1°— Aeroporto de Congonhas/São Paulo (nota 7,33)
2°— Aeroporto do Recife/Guararapes Gilberto Freyre (7,17)
3°— Aeroporto de Salvador/Dep. Luís Eduardo Magalhães (6,67)
4°— Aeroporto Tancredo Neves — Confins/BH (6,67)
5°— Aeroporto Pinto Martins/Fortaleza (6,33)
6°— Aeroporto do Galeão/Rio de Janeiro (6,33
7°— Aeroporto de Viracopos/Campinas (6,33)
8°— Aeroporto Santos-Dumont/Rio De Janeiro (6,25)
9°— Aeroporto de Brasília/Presidente Juscelino Kubitschek (6,08)
10°— Aeroporto Salgado Filho/Porto Alegre (5,67)
11°— Aeroporto Afonso Pena/Curitiba (5,58)
12°— Aeroporto Augusto Severo - Parnamirim/Natal (5,58)
13°— Aeroporto de São Paulo/Guarulhos (5,08)
14°— Aeroporto Eduardo Gomes/Manaus (4,83)
15°— Aeroporto Marechal Rondon/Cuiabá/Várzea Grande (4,08)
(Fonte: WC14 - Estudo dos banheiros da Copa 2014)


Fonte;ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário