24 novembro, 2011

ILS começa a operar em 2012 no aeroporto de Uberlâdia


Sérgio Kennedy, superintendente do aeroporto de Uberlândia, disse que equipamento passará a operar legalmente no primeiro semestre de 2012

O aparelho de auxílio a pousos de aeronaves em climas adversos ILS, sigla em inglês para Instrument Landing System, passará a operar legalmente no aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia, no primeiro semestre do ano que vem. O equipamento foi instalado em outubro, mas segue em fase de testes por 90 dias, período conhecido como de operação assistida.

O ILS é dividido em dois aparelhos distintos que emitem sinais de rádio para auxiliar o pouso de aviões. A parte chamada de Glide Slope é posicionada na cabeceira da pista e ajuda o avião a encontrar o ângulo correto para realizar a aterrissagem. Já o Localizer, posicionado ao final da via, informa à aeronave qual o eixo em que se encontra a pista.

Após o período de operação assistida, o Aeroporto de Uberlândia precisa ter alterada a homologação de operacionalidade junto à Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), passando de local com instrumento de não precisão para local com equipamento de precisão. “Só aí o ILS começa a operar. Já fizemos todas as adequações no aeroporto, inclusive o treinamento do pessoal responsável pelo aparelho”, disse Sérgio Kennedy, superintendente do aeroporto de Uberlândia. De acordo com ele, a mudança de categoria levará mais 90 dias.

Atualmente, o aeroporto de Uberlândia é fechado quando as nuvens encontram-se a 250 metros de altura e bloqueiam a visão da pista. “Com o ILS, as nuvens podem estar a 60 metros de altura que os pousos continuam a acontecer”, afirmou Kennedy.


Aeroporto fechado

O aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia, foi fechado 60 vezes por conta de condições climáticas adversas neste ano, segundo informou o superintendente do local, Sérgio Kennedy. “Se o ILS já estivesse operando em 2011, o aeroporto precisaria ser fechado apenas em três ocasiões”, afirmou. O ILS, que auxilia a aterrissagem de aeronaves, entra em operação no primeiro semestre do ano que vem.
O César Bombonato esteve fechado pela última vez na semana passada. O aeroporto teve voos cancelados e atrasados depois de um avião derrapar na pista por conta do tempo instável.

Em 2009, o ex-presidente Lula teve de cancelar uma visita a Uberlândia, já que o avião presidencial não pôde aterrissar por conta do tempo ruim. O presidente, na época, iria inaugurar obras viárias na cidade.


Obras

O sistema de drenagem das laterais da pista de pouso e decolagem do aeroporto Tenente Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia, está passando por obras. Segundo o superintendente do aeroporto, Sérgio Kennedy, os trabalhos não têm relação com a derrapagem do avião ocorrida na semana passada. “As obras ficam prontas em 30 dias. Está sendo feito o nivelamento do platô da lateral da pista”, disse.

A sala de embarque de passageiros também está passando por reformas. A obra visa duplicar a capacidade de processamento do local, que poderá receber até 800 pessoas por hora. “As obras duram 30 dias e visam gerar mais conforto aos passageiros”, afirmou Kennedy.

Fonte: Correio de Uberlândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário