22 maio, 2011

Bombardier poderá desenvolver versão de 90 lugares para o turbo-hélice Q400


A Bombardier deu indicações de que poderá na segunda metade desta década desenvolver uma versão extendida do seu turbo-hélice com capacidade para 70 passageiros Q400, versão essa que se posicionaria na faixa de mercado dos 90 passageiros, informou a ATI.

A possibilidade de investir no desenvolvimento de uma versão com maior capacidade do Q400 foi confirmada durante uma entrevista que antecede o Paris Air Show deste ano de 2011 concedida a jornalistas na Suíça pelo presidente da Bombardier Commercial Aircraft, Gary Scott, e indica que as fabricantes parecem acreditar que um turbo-hélice maior que os atualmente oferecidos seja um caminho correto a ser seguido.

A fabricante européia ATR, principal concorrente da canadense Bombardier no mercado de aviões comerciais turbo-hélice, divulgou no início deste ano visualizar para as próximas duas décadas uma demanda por turbo-hélices na faixa de 90 passageiros que chegaria a 30% dos três mil aviões do tipo que deverão ser fabricados nesse período.

Recentemente a italiana Alenia Aeronautica, que é junto com a EADS uma das sócias proprietárias da ATR, chegou a dizer até mesmo que caso sua parceira não queira que a ATR desenvolva um novo tubo-hélice para 90 passageiros ela o fará por conta própria, utilizando sua subsidiária Finmeccanica que ficaria responsável por produzir o novo avião.

Ao se considerar os comentários e posicionamentos das fabricantes de aviões comerciais turbo-hélice tudo parece indicar que futuramente elas entrarão no mercado onde atualmente a maior presença é dos jatos regionais, e assim como já acontece com os aviões para 50 e 70.


Fonte: Portal Cr

Nenhum comentário:

Postar um comentário