Rodadas de tarifas mais baratas são estratégia na disputa por passageiros.
Na disputa pela preferência do consumidor, promoções aéreas cada vez mais agressivas tornam-se frequentes no mercado brasileiro: no começo do mês, a Azul oferecia passagens a partir de R$ 19; em abril, a TAM prometia descontos de até 90%. Esta semana, a Gol e a Webjet oferecem voos a partir de R$ 59.
Foto: A empresária Liege: 'especialista' em passagens para encontrar o marido, Fabrício
Aprender a distinguir preços realmente bons de “armadilhas” que podem acabar em traumas turísticos requer pesquisa e planejamento.
A empresária Liege Xavier, 50 anos, que mora em Fortaleza, virou "especialista" depois de quatro anos caçando passagens baratas para ela e a família: casada há cinco anos, Liege voa com frequência para visitar o marido, que mora em Recife, e os pais, que vivem em Porto Alegre.
O G1 ouviu órgãos de defesa do consumidor, companhias aéreas e habituais compradores que deram seis dicas básicas para tornar mais fácil e eficiente a busca por viagens que não pesem no bolso.
1. Busque mais informações
Saber só o preço da passagem não é suficiente. A recomendação do Procon-SP é que, por mais convidativa que seja a promoção, é importante verificar detalhes como validade, estadia mínima e máxima exigidas pela companhia e horário do voo.
Além disso, não deixe de checar se há restrições para cancelamento, reembolso e alterações de data e/ou destino. Em promoções em que o desconto é oferecido "por trecho" na ida, por exemplo, é bom ficar atento ao preço da volta, que pode acabar encarecendo o custo total.
“Todas essas informações, assim como o número de assentos disponíveis para a referida promoção, devem estar disponibilizadas ao consumidor na hora da compra de forma clara, precisa e ostensiva”, afirma o Procon-SP em nota.
2. Conheça a política de promoções da empresa
O G1 questionou as aéreas TAM, Gol, Webjet e Azul sobre como o consumidor pode se planejar para aproveitar bem suas promoções. Confira a recomendação de cada uma:
AZUL
O diretor comercial, Paulo Nascimento, orienta: a Azul costuma fazer promoções mais agressivas (como a de passagens a R$ 19, realizada em maio) como ferramenta de marketing para divulgar novas rotas. A companhia divulga as promoções em primeira mão nas redes sociais: Twitter, Facebook e o site Viajamos.com.br, da própria Azul.
GOL
Sempre que uma cidade operada pela Gol faz aniversário há uma promoção para este destino, diz a assessoria de imprensa empresa. Há, além disso, cerca 50% de desconto para passagens compradas com 21 dias de antecedência, ou 7 dias de antecedência com permanência mínima de dez dias no destino. A companhia divulga as promoções em um blog, no http://blog.voegol.com.br Os quiosques da companhia nos metrôs Sé, Itaquera e Luz, em SP, também são boas opções: os funcionários são treinados para orientar sobre passagens mais baratas.
TAM
A TAM realiza, de tempos em tempos, a MegaPromo, com descontos de até 90% nos finais de semana. Os voos de terça, quarta e sábado oferecem as tarifas mais baixas, segundo a empresa. As ofertas da companhia são divulgadas no www.ofertastam.com.br. Dá para se cadastrar no site e receber as promoções por email.
WEBJET
A Webjet usa as promoções como estratégia de marketing para trazer novos passageiros e divulgar destinos que ainda não estejam com a taxa de ocupação desejada. E também em datas especiais, e como Dia das Mães, Natal, Páscoa etc. A empresa divulga as ofertas no www.blogwebjet.com.br
3. Pesquise as condições de transporte do destinoTambém é importante saber se haverá condições de transporte local no horário em que o voo chegar ao destino.
“Às vezes alguns horários vão trazer problemas de logística. De madrugada você pode ter que ir de um aeroporto a outro para fazer conexão, por exemplo, e não ter táxi ou outro tipo de transporte à disposição”, afirma a coordenadora da ProTeste, Maria Inês Dolci.
4. Procure os voos que são sempre mais baratos
As companhias aéreas consultadas pelo G1 são unânimes em afirmar: para economizar mesmo fora das promoções, busque comprar com antecedência e em horários fora de pico, menos usados por executivos e voos corporativos.
"São sempre mais baratos os horários em que o fluxo corporativo não é tão pesado: horários do meio do dia; terças e quartas um pouco mais fracos que as segundas, sextas e domingos; sábado à tarde e domingo de manhã", recomenda o diretor comercial da Azul, dizendo que esses horários são tradicionalmente os mais baratos da aviação.
Quanto mais antecedência na compra, melhor. "Planeje viagens com três meses de antecedência; voe na baixa temporada. Voos fora do período de festas e férias são mais barato", recomenda a TAM, em nota.
5. Não compre pela emoção
A advogada Andreia Gorenstein, 35 anos, já ficou tentada a comprar uma passagem para Moscou por R$ 700 que encontrou no site de uma aérea internacional. Veio o dilema: devo comprar? Será que vale a pena ir para a Rússia no inverno? A hesitação passou em minutos, mas o plano foi frustrado: quando ela voltou ao site para fazer a compra, as passagens já haviam acabado.
"Eu estava louca para ir para Moscou, não me perdoei", diz Andreia. A "revanche" veio no mês passado, quando viu a oferta de ida e volta a Paris por menos de R$ 600. "Comprei na hora", diz, satisfeita com o resultado.
A sensação de urgência e a pressão de saber que as passagens podem se esgotar a qualquer momento leva muitas pessoas a fazerem compras para lugares que nem gostariam e, apesar da economia no transporte, acabarem desperdiçando dinheiro. Para Maria Inês, é melhor pensar antes em alguns lugares que gostaria de visitar e já chegar com foco ao dia da promoção.
6. Use as redes sociais
Compradoras experientes, tanto Liege quanto Andreia aprenderam que a tecnologia é uma grande aliada da busca por promoções. Acompanhar os perfis das companhias no Twitter e Facebook ajuda a saber das novidades em primeira mão; além disso, vale cadastrar-se nos sites das empresas para receber avisos por emails e torpedos pelo celular.
"Eu vejo muito o preço das passagens olhando a internet pelo celular", diz Liege.
Maria Inês, da ProTeste, alerta que nas compras virtuais é importante imprimir os anúncios da promoção e os comprovantes de compra, que servem como contrato. "É a garantia que o consumidor tem de poder cobrar que a empresa cumpra a tarifa prometida", afirma.
Fonte: Ligia Guimarães (G1) - Foto: Arquivo pessoal
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