23 maio, 2011

Secretário de Infraestrutura oficializa novo aeroporto da Serra em Caxias do Sul


O secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, oficializou na manhã da última sexta-feira, 20, na sede da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Caxias do Sul, a escolha técnica do Governo do Estado para o novo aeroporto que a região da Serra receberá. Trata-se da área de Vila Oliva, um distrito localizado no município de Caxias do Sul.

Beto concedeu entrevista à imprensa e fez questão de deixar claro que a escolha do Governo não passou pelo campo político. "A decisão é 100% técnica, sendo que refuto qualquer tipo de suspeita quanto ao estudo realizado", enfatizou Albuquerque, ao lembrar que o aeroporto é para o Rio Grande do Sul e não apenas para Caxias.

O secretário entregou os relatórios técnico e de viabilidade econômica, apresentados pelo diretor do Departamento Aeroportuário do Estado (DAP), Roberto Barbosa de Carvalho Netto, ao prefeito de Caxias, José Ivo Sartori, e ao presidente da CIC Caxias, Milton Corlatti. "Trata-se de uma obra cara, que tem previsão de R$ 150 milhões em investimentos, inviável para o Estado custear", lamentou Beto, ao propor uma parceria entre lideranças da região para a criação de um Grupo de Trabalho formado pelas prefeituras interessadas, Coredes e a iniciativa privada.

Necessidade do novo aeroporto na Serra
Com a limitação do atual aeroporto de Caxias do Sul e a inviabilidade de expansão na área, surgiu a necessidade de se construir um novo aeroporto para a região serrana, que responde pelo segundo maior PIB do Estado.

Os levantamentos realizados referentes à topografia, obstáculos, ocupação urbana e cobertura vegetal, que corresponde ao meio ambiente, acrescidos dos estudos sócio-econômicos preliminares apresentados nas análises, indicam o distrito de Vila Oliva como a melhor localização para a implantação de um aeródromo de grande porte na região.

Fonte: Jornal Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário