
O AMX International AMX, ou simplesmente AMX é um avião de ataque ar-superfície usado para missões de interdição, apoio aéreo aproximado e reconhecimento aéreo. Foi desenvolvido pelo consórcio internacional AMX Internacional. Na Força Aérea Brasileira, ele é designado A-1. Na Itália, ele tem o apelido de "Ghibli".
O AMX é capaz de operar em altas velocidades subsônicas a baixa altitude, tanto de dia quanto de noite, e se necessário, a partir de bases pouco equipadas ou com pistas danificadas. O caça conta com relativamente baixa assinatura em infravermelho e reduzida secção frontal ao radar, para melhorar seu percentual de sucesso nas missões. A auto-defesa é proporcionada por mísseis ar-ar, canhões integrados e sistemas de contramedidas eletrônicas.
Desenvolvimento:
Em 1977, a Força Aérea Italiana efetuou um requerimento para um caç
a-bombardeiro para substituir seus Aeritalia G.91 e alguns de seus F-104 Starfighter. Em vez de competir entre si pelo contrato, a Aeritalia (agora Alenia Aeronautica) e a Aermacchi concordaram em fazer uma proposta conjunta, já que ambas as companhias estavam considerando o desenvolvimento de uma classe similar de aviões por alguns anos. Os trabalhos de desenvolvimento iniciaram em abril de 1978.
Em 27 de março de 1981, o governo italiano e o governo do Brasil concluíram um acordo de requerimentos conjuntos para as aeronaves, e a Embraer foi convidada a s
e juntar ao programa em julho do mesmo ano.
O primeiro protótipo voou em 15 de maio de 1984. Embora esse exemplar tenha sido perdido durante o seu quinto vôo (matando seu piloto), o programa de testes foi considerado tranqüilo. A produção em série foi iniciada na metade de 1986, com os primeiros exemplares entregues à Força Aérea Italiana e à Força Aérea Brasileira em 1989. Desde então, ao redor de 200 AMXs foram construídos.
Os esquadrões italianos de AMX voaram 252 missões de combate sobre o Kosovo em 1999, como parte da Operação Allied Force, sem nenhuma aeronave perdida.
Modernização:
Responsável pela entrada em serviço de novas tecnologias como o HUD (Head-up Display), HOTAS (Hands on Throttle and Sticks) , MFD (Multi-functional Display) e o RWR (Radar Warning Receiver) esta previsto um programa de modernização dos caças AMX no mesmo padrão das modernizações do A-29 e F-5M.
A empresa Elbit foi contratada para ficar responsável pela modernização
dos vetores de combate.
O programa prevê o investimento de US$ 400 milhões ao longo de 5 anos para a modernização dos 53 Caças AMX A-1. O Programa também prevê :
- Substituição do atual radar pelo SCP-01, fabricado pela Mectron, de São José dos Campos.
- Novo sistema de geração de oxigênio (OBOGS).
- Novos MFDs
- Iluminação compatível com o uso de óculos de visão noturna.
- Visor montado no capacete.
- Novo RWR.
- Lançadores Chaff/Flare , com lançamento automático.
Operadores:
Força Aérea Italiana
13 Gruppo/32 Stormo
14 Gruppo/2 Stormo
28 Gruppo/3 Stormo
101 Gruppo/32 Stormo
103 Gruppo/51 Stormo
132 Gruppo/51 Stormo
Força Aérea Brasileira
1º Esquadrão/16 Grupo de Aviação Esquadrão Adelphi
1º Esquadrão/10 Grupo de Aviação Esquadrão Poker
3º Esquadrão/10 Grupo de Aviação Esquadrão Centauro
A Tailândia realizou um pedido que foi posteriormente cancelado.
O Iraque fez um pedido de 40 AMX, mas foi negado devido hostilidades.
Características:
Tripulantes: 1 - AMX, 2 - AMX-T (Versão biplace de treinamento/operacional)
Comprimento: 13,23 m
Envergadura: 8,87 m
Altura: 4,55 m
Peso vazio: 6.730 kg
Peso carregado: 10.750 kg
Peso máximo: 13.000 kg
Motor: um turbofan Rolls-Royce Spey 807
Empuxo: 4994 kgf (11.000 lbf)
Desempenho:
Velocidade máxima: 1.020 km/h
Alcance: 3.330 km
Teto de serviço: 13.000 m (42.600 pés)
Razão de ascensão: 10.240 pés/min
Relação empuxo/peso: 0,47
Armamento:
1 canhão rotativo de 20 mm M61 Vulcan (aviões italianos) ou
2 canhões de 30 mm DEFA 554 (aviões brasileiros)
2 mísseis ar-ar AIM-9 Sidewinder ou MAA-1 Piranha nos trilhos das pontas das asas
3.800 kg de carga bélica em 5 pontos duros, incluindo bombas de emprego geral e bombas guiadas por laser, mísseis ar-superfície, foguetes e pods de reconhecimento.

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