17 setembro, 2010

EMB-312 Tucano



O EMB-312 Tucano é um avião turboélice de treinamento e ataque leve, desenvolvido e fabricado pela empresa brasileira Embraer. Seu primeiro voo ocorreu em 1980, com as primeiras unidades entregues em 1983.
Designado na Força Aérea Brasileira (FAB) como T-27, foi destinado ao treinamento intermediário de pilotos, inicialmente distribuído para a Academia da Força Aérea Brasileira, localizada em Pirassununga, município do Estado de São Paulo.
Também foi utilizada como aeronave leve de ataque sendo designada de AT-27. A FAB encomendou 133 aeronaves.
Avião moderno com assentos em tandem (assento de trás mais alto que o da frente), foi um dos maiores sucessos da Embraer, com produção superior a 600 unidades.
É a aeronave utilizada pelo Esquadrão de Demonstração da Força Aérea Brasileira (Esquadrilha da fumaça).

Variantes:

- EMB-312F: 80 unidades vendidas para a França com aviônicos franceses.

- Shorts Tucano: 130 aeronaves para a RAF, mais 12 para o Quênia e 16 para o Kuwait com motor mais potente e aviônicos próprios.

- EMB-312H: Protótipo para concorrência da Força Aérea dos Estados Unidos (JPATS) para treinador avançado, do qual derivou o EMB-314 Embraer Super Tucano ou ALX agora em produção para a FAB.

Especificações:

Motor: Pratt & Whitney Canada PT6A-25C de 750 shp
Velocidade Máxima: 448 km/h
Velocidade de Cruzeiro: 319 km/h
Teto de Serviço: 9.144 m
Alcance: 2.055 km
Envergadura: 11,14 m
Comprimento: 9,89 m
Peso Vazio: 1.810 kg
Peso Máximo de Decolagem: 3.175 kg
Armamento: 4 pilones sob as asas podendo carregar casulos de metralhadoras 12,7mm, foguetes e bombas.

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