Para determinação de dois elementos básicos: posição em relação à superfície terrestre e direção a seguir, o navegador poderá se valer de diversos meios ou processos a saber:
a) Navegação Visual, por Contato ou Praticagem
É aquele em que se utiliza referências visíveis na superfície terrestre, tais como: estradas de ferro, de rodagem, rios, lagos, montanhas, ilhas, cidades, vilas, etc... É o mais utilizado pelos principiantes da aviação;
b) Navegação Estimada
Neste processo a condução da aeronave vale-se de instrumentos de bordo tais como: bússola, velocímetro, altímetro, relógio; considerando-se a direção e distância voada a partir de um ponto de referência conhecido.
Este método é o básico de todos os outros mais sofisticados;
c) Navegação Rádio ou Rádio-navegação
Consiste em determinar a posição geográfica e orientação de uma aeronave, por meio de equipamentos emissores de ondas de rádio instalados no solo e receptores instalados a bordo das aeronaves. Sabendo-se o auxílio e sua posição pode-se determinar a rota. Como exemplo temos os rádio-farois, broadcasting, vor, etc...;
d) Navegação Eletrônica
Baseado em equipamentos eletrônicos, localizados exclusivamente a bordo das aeronaves, tem funcionamento autônomo, isto é, independem de outros auxílios do solo. Como por exemplo os sistema inercial (INS), Doppler, etc...;
e) Navegação Astronômica ou Celestial
Processo bastante conhecido pelos marítimos onde as referências são astros da abóbada celeste, que observados com equipamento próprio, fornecem posição de um observador na superfície terrestre;
f) Navegação por Satélite
Um dos mais modernos e mais precisos métodos de navegação e orientação, baseia-se em diversos satélites distribuídos em órbitas específicas, que através de processos de triangulação, determinam não só a posição como, com o auxílio dos receptores de bordo, podem determinar a velocidade, deslocamento, e uma infinidade de outras informações referentes ao vôo. Sem dúvida será, em breve, o principal sistema de navegação aérea.
a) Navegação Visual, por Contato ou Praticagem
É aquele em que se utiliza referências visíveis na superfície terrestre, tais como: estradas de ferro, de rodagem, rios, lagos, montanhas, ilhas, cidades, vilas, etc... É o mais utilizado pelos principiantes da aviação;
b) Navegação Estimada
Neste processo a condução da aeronave vale-se de instrumentos de bordo tais como: bússola, velocímetro, altímetro, relógio; considerando-se a direção e distância voada a partir de um ponto de referência conhecido.
Este método é o básico de todos os outros mais sofisticados;
c) Navegação Rádio ou Rádio-navegação
Consiste em determinar a posição geográfica e orientação de uma aeronave, por meio de equipamentos emissores de ondas de rádio instalados no solo e receptores instalados a bordo das aeronaves. Sabendo-se o auxílio e sua posição pode-se determinar a rota. Como exemplo temos os rádio-farois, broadcasting, vor, etc...;
d) Navegação Eletrônica
Baseado em equipamentos eletrônicos, localizados exclusivamente a bordo das aeronaves, tem funcionamento autônomo, isto é, independem de outros auxílios do solo. Como por exemplo os sistema inercial (INS), Doppler, etc...;
e) Navegação Astronômica ou Celestial
Processo bastante conhecido pelos marítimos onde as referências são astros da abóbada celeste, que observados com equipamento próprio, fornecem posição de um observador na superfície terrestre;
f) Navegação por Satélite
Um dos mais modernos e mais precisos métodos de navegação e orientação, baseia-se em diversos satélites distribuídos em órbitas específicas, que através de processos de triangulação, determinam não só a posição como, com o auxílio dos receptores de bordo, podem determinar a velocidade, deslocamento, e uma infinidade de outras informações referentes ao vôo. Sem dúvida será, em breve, o principal sistema de navegação aérea.
FONTE: AVIAÇÃO.COM
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