Além de causar a deriva, o vento também terá influência sobre a velocidade da aeronave.
O equipamento de bordo indica a velocidade em relação ao fluido em que está imerso, o ar, portanto esta indicação sofre influência do deslocamento do próprio fluído, o vento. Esta velocidade recebe o nome de Velocidade Aerodinâmica (VA).
Para calcularmos a velocidade em relação ao solo temos que compensar a componente do vento que atua no eixo longitudinal da aeronave. Mesmo que o vento não seja de proa ou de cauda, sempre poderá haver uma componente num destes sentidos. A esta velocidade resultante chamamos Velocidade Solo (VS).
O terceiro elemento deste triângulo é o próprio Vento, que tem direção e intensidade que atuarão no deslocamento da aeronave, como já foi visto anteriormente.
O equipamento de bordo indica a velocidade em relação ao fluido em que está imerso, o ar, portanto esta indicação sofre influência do deslocamento do próprio fluído, o vento. Esta velocidade recebe o nome de Velocidade Aerodinâmica (VA).
Para calcularmos a velocidade em relação ao solo temos que compensar a componente do vento que atua no eixo longitudinal da aeronave. Mesmo que o vento não seja de proa ou de cauda, sempre poderá haver uma componente num destes sentidos. A esta velocidade resultante chamamos Velocidade Solo (VS).
O terceiro elemento deste triângulo é o próprio Vento, que tem direção e intensidade que atuarão no deslocamento da aeronave, como já foi visto anteriormente.
NOTA: Neste caso o vento é de proa, portanto deve ser reduzido da VA.
Durante o vôo é necessário que estes três elementos sejam considerados constantemente, a fim de que se possa manter o rumo deseja e se possa calcular a correta posição e estimados da aeronave. O mais importante é ter em mente que a não observância destes componentes pode colocar a aeronave em local e situação não desejados.
Fonte: Aviação.com
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