27 setembro, 2010

Proa, Rumo e Rota

A correta orientação de uma aeronave em vôo é fator essencial quando se deseja um deslocamento de um ponto a outro. A aeronave é envolvida por massa de ar, que normalmente está em movimento, fato conhecido com vento. O vento é um agente que influirá diretamente na determinação de orientação de uma aeronave.

O efeito do vento sobre a direção seguida por uma aeronave em vôo é comparável ao da correnteza de um rio sobre um barco que procura atravessá-lo.

Durante a travessia, a correnteza desviará o barco da trajetória e este atingirá a margem oposta em um ponto diferente do inicialmente pretendido.
 
 
Com um aeronave em vôo, este efeito será o mesmo em virtude do deslocamento da massa de ar. Passaremos então a definir três elementos da navegação aérea:

Proa - é a direção do eixo longitudinal de uma aeronave;

Rota - é a projeção, na superfície terrestre, da trajetória prevista ou percorrida por uma aeronave;

Rumo - é a direção da rota.

Imaginemos agora um deslocamento de uma aeronave com influência de um vento lateral.

A aeronave saiu do ponto A com proa B. Durante o vôo, sofre influência de vento pela esquerda fazendo com que a mesma não siga a trajetória AB, mas sim a trajetória AC. Verifica-se que o vento atua na aeronave sem modificar a proa, e sim fazendo com que ela “derrape” no espaço.
 
 
Este efeito recebe o nome de Deriva, e pode ser calculado pelo ângulo formado entre a proa da aeronave e o rumo seguido.

Para conseguir voar no rumo pretendido, sob ação de vento, o piloto deve compensar a ação do vento movendo a proa da aeronave no sentido oposto ao deslocamento do vento, até que o seu efeito seja neutralizado. A isto damos o nome de Correção de Deriva, que pode ser calculado pelo ângulo formado entre o rumo pretendido e a proa corrigida.
 
Fonte: Aviação.com

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