Comissários: 80 anos de cuidados e atenção aos passageiros
Em mais de um centenário de aviação, pode-se dizer que as descobertas e progressos foram significativos o bastante para transformar o desafio de voar em um sonho possível.
Hoje, o mercado aeronáutico é indispensável na economia de um país, seja ele emergente ou desenvolvido. Mas, será que apenas o fato de encurtar distâncias a bordo de voos mais pesados que o ar é o bastante para consagrar a aviação como um mercado importante?
Definitivamente não. A presença dos comissários durante um voo é essencial para tornar mágica a experiência de tirar os pés do chão. Quando nos imaginamos dentro de um avião, como passageiro, automaticamente nos vem a imagem de uma sorridente comissária, como aquelas que aparecem de vez em quando nos filmes que assistimos. Na data de hoje, 31 de maio, comemora-se o dia dessa profissão, tão primordial como viajar de avião atualmente.
A profissão possui um mercado muito receptivo, com inúmeras oportunidades, que crescem junto com o mercado aeronáutico. Para se tornar um, é preciso ser comunicativo, simpático e solícito. Falar um idioma é um diferencial nessa função, pois certamente há sempre um viajante estrangeiro nos voos. Não é necessário experiência, mas ter o curso certificado pela Anac é exigido na contratação.
Oportunidades
A vida de um comissário é muito diferente da vida de um profissional que trabalha em um escritório, por exemplo. Rotina é uma palavra que passa longe de combinar com o ofício, já que diferencial dessa carreira é a chance que se tem em conhecer pessoas de diversas culturas e lugares do mundo todo. Mas a vida é corrida: é quase impossível parar em casa para quem é comissário.
Formação
Existem muitas escolas boas de aviação que formam profissionais preparados para esse mercado, entre elas a Wings, que possui uma escola em São Paulo e em Sorocaba, e a TAS, em São José dos Campos, também em São Paulo. Ambas oferecem toda a didática e estrutura necessárias para a formação de comissários e pilotos.
Fonte: Via Terra/Foto: Grupo Tripulação
Nenhum comentário:
Postar um comentário