15 setembro, 2010

Foto do Dia



Southwest Airlines
Aeronave: Boeing 737-7H4
Local: Califórnia - EUA
Em: Agosto de 2010

Piloto de ultraleve que caiu sobre uma casa em Imbituba morre nesta quarta-feira

Edison Corrêa, 67 anos, não resistiu ao traumatismo craniano

Morreu nesta manhã de quarta-feira o piloto de um ultraleve que caiu sobre uma casa em Imbituba, no Litoral Sul de Santa Catarina, no dia 24 de agosto. Edison Corrêa, 67 anos, estava internado na Casa de Saúde São Sebastião, em Florianópolis, havia três semanas, mas não resistiu às sequelas do traumatismo craniano e fraturas do maxilar.

A informação foi confirmada por familiares de Corrêa à rádio CBN Diário.


O acidente ocorreu no bairro Arroio, ao lado do aeroclube da cidade, a pouco mais de 100 metros da casa onde o piloto morava. Segundo vizinhos que viram o acidente, o avião caiu instantes depois de decolar.

Corrêa pilotava há mais de 27 anos e havia fabricado o ultraleve. O equipamento tinha sido concluído no final de julho.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, havia sol e pouco vento quando o o avião atingiu a casa. Três pessoas estavam na residência, mas não foram feridas.

Corrêa recebeu os primeiros socorros no local e foi levado pelo helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao Hospital Celso Ramos, na Capital. Depois, foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São Sebastião.

Fontes: diario.com.br e CBN Diário - Foto: Marcelo Becker

Gol não normalizou escalas e opera no limite da lei, diz MP

A procuradora regional do Trabalho Laura Martins de Andrade afirmou na tarde desta quarta-feira, após reunião entre a companhia aérea Gol e seus funcionários, que a situação de escalas na companhia aérea "ainda não foi normalizada". Após novo encontro que terminou em impasse na Procuradoria Regional do Trabalho em São Paulo, Laura disse que a companhia aérea segue programando as escalas "no limite da lei". Os funcionários estão em ameaça de greve desde o dia 13 de agosto.

No início de agosto, centenas de voos da Gol atrasaram ou foram cancelados devido, segundo a empresa, a um erro no software comprado da Lufthansa. O programa não teria respeitado a carga máxima de trabalho prevista na regulação do setor aéreo brasileiro para pilotos de avião. A fabricante do software NetLine/Crew , no entanto, afirmou que a Gol não relatou falhas.

Na reunião desta tarde foi colocada pelo Ministério do Trabalho a proposta preliminar de que os Aeronautas possam recusar uma escala considerada inapropriada. A Gol deve responder em cinco dias sobre esta possibilidade. Os advogados da companhia aérea não quiseram se pronunciar. A Gol prometeu emitir uma nota oficial. O inquérito já acumula 134 volumes em documentos.

"Temos visto pelos depoimentos dos funcionários que a situação é que a companhia aérea segue tentando ter o máximo de desempenho com o mínimo de funcionários", disse a representante do Ministério Público do Trabalho. Entre as irregularidades apontadas pelos sindicatos presentes está o uso constante de seis pousos regulamentares por tripulação. A lei permite que cada tripulação faça cinco pousos e decolagens até o horário de descanso, podendo chegar a seis apenas em casos excepcionais.

A linha em que a exceção dos seis pousos é mais empregada, de acordo com o sindicato dos Aeronautas, é a ponte-aérea Rio-São Paulo. De acordo com o diretor da entidade Leonardo Souza, outro recurso empregado é o de repetir turnos noturnos para tripulações. "Pesquisas indicam que uma tripulação que faz mais de três voos noturnos seguidos acaba ficando em estado de fadiga, o que é perigoso", diz.

Os aeroviários (funcionários de solo), por sua vez, se queixam de alterações constantes nas escalas de trabalho - em especial nas folgas regulamentares - e dupla jornada. A presidente nacional do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, afirma que nova reunião na próxima quarta-feira pode determinar a greve.

Em nota, a Gol diz que trabalha dentro da regulamentação e que possui um plano de negócios disciplinado. A companhia afirma que estruturou ações internas para aumentar do número de colaboradores e que já comunicou o Ministério Público sobre isso.

Fonte: Hermano Freitas (Terra)

Bombas da II Guerra são encontradas enterradas em Alagoas

Bombas da Segunda Guerra Mundial foram encontradas enterradas em Maragogi (AL).

Os moradores estão assustados.
O primeiro artefato foi descoberta por acaso, no início do ano. Durante as escavações de uma obra de saneamento, os operários acharam uma grande esfera de metal. Eles acreditavam que o objeto estava cheio de moedas e havia sido enterrado na época da ocupação holandesa.

A prefeitura pediu uma varredura na cidade e as investigações da Marinha confirmaram a desconfiança. Novas bombas foram encontradas. "A gente não tem a precisão de determinar se foram minas lançadas por americanos ou pelo Exército alemão. Elas chegaram e foram colocadas em antigas trincheiras cavadas pelo Exército brasileiro por ocasião da Segunda Guerra", diz André Pereira Meire, capitão dos portos de Alagoas.

Carga de explosivos apreendidos em SP é devolvida aos donos Esquadrão Antibombas detona artefato encontrado no Rio Cada bomba pode causar destruição em uma área de raio de até 150 metros. Mesmo enterradas há tanto tempo, ainda apresentam risco de explosão.

Duas minas estão em uma praia na divisa entre Alagoas e Pernambuco, que é um dos principais cartões postais do município. Quatro artefatos foram encontrados na zona ubana. Um deles está perto de uma escola municipal. "Todo mundo fica receoso. É quase um mistério, a gente não sabe o que tem aí", conta uma moradora.

Fonte: G1 (com informações do Bom Dia Brasil)

Especialista diz que ‘bola de fogo’ no céu é pedaço de nave ou satélite

Técnico descarta que objeto seja cometa ou meteorito.

Carioca diz que viu o mesmo objeto em praia da Zona Oeste do Rio.


A 'bola de fogo' vista por muito moradores no Leblon, na Zona Sul do Rio, intrigou os cariocas. O astrônomo do Observatório Nacional, Ronaldo Mourão, disse nesta quarta-feira (15) que a imagem provavelmente é um pedaço de nave ou satélite.

"O objeto visto é parte de um fragmento de uma nave espacial que pode ter sido decomposto ao entrar na atmosfera. Um pedaço de satélite ou foguete. Agora acho que está resolvido o mistério", disse o astrônomo.

O especialista descartou que se tratasse de um cometa ou de um meteorito. Segundo Mourão, a passagem do cometa é mais lenta e o meteorito deixa um rastro de fogo mais condensado.

O objeto visto foi um dos assuntos mais comentados nas rodas de conversa. Uma carioca disse, por e-mail, que viu na semana passada o mesmo objeto na Praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade.

Alguns cariocas preferiram filosofar em busca de uma explicação.

“Não era uma bola de fogo e sim nuvens condensadas pelas turbinas do avião refletindo os últimos raios de sol do dia”, disse outro carioca.

Fonte: RJTV

Juizados dos aeroportos realizam 45 atendimentos na última segunda-feira

Rio - O Juizado Especial Cível do Aeroporto Internacional Tom Jobim realizou 41 atendimentos, na última segunda-feira. Foram distribuídas 20 petições iniciais, realizados sete acordos e respondidos 14 pedidos de informações. Já o posto do Aeroporto Santos Dumont foi procurado por apenas quatro passageiros, que foram pedir informações. Ao todo, foram feitos 45 atendimentos nos dois juizados.

Todo o trabalho nos juizados dos aeroportos é feito com base na conciliação, buscando acordos para resolver problemas como cancelamentos de voos, atrasos, overbooking e perda de bagagem, entre outros, ocorridos no momento de embarque e desembarque dos passageiros.

Fonte: O Dia Online

Gol e TAM investem em terminais e lojas para cargas aéreas

Ao somar quase 1,7 mil voos diários para cerca de 100 cidades e 262 aeronaves, as duas maiores empresas aéreas brasileiras alcançaram, também, a liderança do transporte aéreo de cargas. Com a crise da VarigLog e a expansão de suas malhas de voos, TAM e Gol já estão entre as três maiores desse setor, apesar de não terem aviões cargueiros nem planos nesse sentido.

As duas companhias aproveitam o compartimento de carga dos aviões. A capacidade total para embarcar encomendas ao lado das bagagens, portanto, depende da taxa de ocupação das aeronaves. Mesmo assim, Gol, a segunda maior, e TAM, a líder nos voos para passageiros, estão investindo em mais capacidade de armazenagem e manuseio de cargas em terminais localizados em aeroportos como Guarulhos e Congonhas.

Gol e TAM também planejam aumentar o número de lojas das divisões de cargas, Gollog e TAM Cargo, respectivamente. Essa área de negócios tem peso similar no faturamento das duas companhias e é mais rentável do que o transporte de passageiros.

O transporte de carga na TAM já responde por 10% do seu faturamento. Na Gol, essa área tem a maior fatia dentro da receita de serviços auxiliares, que corresponde a 11,3% das vendas da companhia. Ambos os dados são relativos ao segundo trimestre de 2010.

A Gollog está mais do que quadruplicando sua capacidade de armazenagem e manuseio de cargas no Aeroporto de Congonhas. A área total do terminal está sendo elevada de 800 metros quadrados para 3,5 mil metros quadrados.

O braço de transporte de cargas da Gol tem atualmente 86 lojas espalhadas pelo país que atendem 1,2 mil municípios. A empresa quer terminar 2010 com 120 unidades em 2 mil cidades. Desse total, apenas duas são próprias e o restante serão franquias.

"O faturamento da Gollog no segundo trimestre de 2010 cresceu 57,8% ante igual período de 2009, enquanto o mercado cresceu 22%", afirma o diretor de cargas da Gol, Carlos Figueiredo. Para o executivo, contribuiu para esse desempenho o crescimento da malha de voos da Gol, assim como o maior número de cidades atendidas. Apesar de ter sido lançado há um ano, as encomendas expressas já respondem por 20% do faturamento.

"Na medida em que não abrimos mão da liderança nos voos de passageiros, também não abrimos mão da liderança de cargas", afirma o vice-presidente comercial e de planejamento da TAM, Paulo Castello Branco.

Em recente entrevista, o presidente da holding TAM S.A., Marco Antonio Bologna, disse que a empresa "não abre mão da liderança no mercado doméstico".

Castello Branco diz que a Absa, que tem como acionista o grupo chileno LAN, é a segunda maior no setor de cargas. A Gol, portanto, estaria em terceiro. Em agosto, LAN e TAM anunciaram a fusão de suas operações, com a criação da Latam. A TAM Cargo planeja investir num terminal de cargas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, com 8,5 mil metros quadrados. Castello Branco conta que o projeto deverá ser concluído em 2011. A TAM Cargo também tem terminais em Recife e Manaus.

A companhia também pretende abrir novas lojas da TAM Cargo em Petrolina (PE) e na Colômbia até o fim deste ano. No futuro, Castello Branco não descarta crescer por meio de franquias.

Fonte: Valor Econômico

TAM nega conversas com a British Airways sobre troca de ações

SÃO PAULO - A companhia aérea TAM negou "categoricamente" as supostas negociações envolvendo a troca de ações entre a Latam - holding criada na planejada fusão com a chilena LAN - e a empresa resultante da união da British Airways com a espanhola Iberia.

Em nota, a empresa reitera que os esforços seguem concentrados na criação da Latam, cujo início das operações está previsto em um prazo de seis a nove meses, a depender do aval de acionistas e de órgãos reguladores.

A informação de que a TAM e a LAN estariam costurando uma troca de ações com o grupo europeu partiu do jornal chileno "Diario Financiero". Segundo a publicação, executivos das companhias sul-americanas foram a Londres para conhecer melhor a união entre British e a Iberia, levantando, inclusive, documentos dessas empresas.

O diário diz que a Latam explora a possibilidade de troca de ações - envolvendo entre 5% e 10% do capital - ou uma associação estratégica com os europeus. O acordo, no entanto, só seria fechado, após a finalização do acordo entre a TAM e a LAN.

Fonte: Globo Online

Latam analisa troca de ações com British/Iberia, diz jornal chileno

SÃO PAULO - Um grupo de executivos da TAM e da LAN - empresas que anunciaram um plano de fusão em agosto - viajou para Londres para avaliar a possibilidade de troca de ações com a empresa resultante da união entre a British Airways e a espanhola Iberia.

A informação partiu da publicação chilena Diario Financiero, que citou fontes do setor sem revelar seus nomes. Segundo a matéria, representantes das companhias aéreas sul-americanas foram à Europa para conhecer melhor a operação entre a British e a Iberia, levantando, inclusive, documentos dessas duas empresas.

A ideia seria explorar a possibilidade de troca de ações ou algum acordo de associação com os europeus assim que a união entre a TAM e a LAN - formando a holding Latam - seja concretizada, informou o diário.

Segundo o texto, fontes próximas à união TAM/LAN indicam que a troca poderia variar de 5% a 10% das ações, mas que essa operação só evoluirá mais rápido após a concretização da união latino-americana, o que está previsto em um prazo de seis a nove meses.

A fusão entre a TAM e a LAN ainda depende da aprovação de acionistas, além de órgãos reguladores, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No início do mês, o diretor-executivo da British Airways, Willie Walsh, informou que a holding formada com a Iberia já trabalha com uma lista de 12 potenciais aquisições, o que fez surgir especulações de que a Latam estaria entre os alvos.

A TAM informou que "nega categoricamente a existência dessas supostas negociações e reafirma que seus esforços estão voltados para a criação, juntamente com a LAN, do LATAM Airlines Group."

Fonte: Globo Online

Aeroporto Tom Jobim é campeão de colisões entre aviões e pássaros

O aeroporto internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador (zona norte do Rio), é o responsável pelo maior número de colisões entre pássaros e aviões no país. De acordo com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), só no ano passado foram 93 casos na área. Dados da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) mostram que, há três anos, o registro era de pouco mais de 40 casos por ano.

Com essa evolução, o aeroporto passa a responder por cerca de 10% desse tipo de colisão no país, superando o volume de registros dos aeroportos com maior movimento, como Guarulhos, Congonhas e Brasília.

Os dados mostram apenas registros feitos pelas empresas aéreas e tripulações, como explicou o major Rubens de Oliveira, gerente do Programa de Controle do Perigo Aviário. Segundo ele, "há um consenso internacional que somente 20% a 25% das colisões que acontecem são comunicadas. Há uma tendência de [o registro de casos] ser maior [do que o divulgado] e de forma geral, é de 4 a 5 vezes maior do que esse volume".

A maior preocupação dos técnicos são os urubus, que, por voarem mais alto e por mais tempo, provocam mais incidentes, além de quero-queros, corujas e carcarás. A identificação dessas aves explica a liderança do aeroporto do Galeão nesse ranking. O complexo fica às margens da Baía de Guanabara, cercado pelo esgoto a céu aberto, lançado por comunidades próximas, além de manguezais e detritos acumulados.

"O entorno do Galeão é muito complicado. A própria Baía de Guanabara é muito poluída com atração de muitas aves como garças e urubus, o aterro de Gramacho, os lixões clandestinos. Esse micro ambiente do entorno do Galeão nos preocupa muito e o aeroporto tem muito movimento. E quanto maior o movimento no aeroporto, maior o risco de colisões com as aves", afirmou o major.

Fonte: Folha Online

Dois dias depois, passageiros da TAP embarcam para Portugal no aeroporto de Brasília

Os cerca de 250 passageiros que aguardavam um voo da TAP para Portugal desde as 17h de domingo (12) finalmente conseguiram embarcar, no final da tarde desta terça-feira, no aeroporto de Brasília. O voo havia sido adiado por causa de defeito em uma peça da aeronave.

Segundo a companhia, durante a preparação para a decolagem no domingo foi verificado um defeito na válvula pneumática, ligada à partida do motor.

Em um primeiro momento, o voo foi adiado para segunda-feira (13) à tarde. Porém, em uma segunda análise, técnicos disseram que outra peça teria que vir de Lisboa para substituir a que havia sido avariada.

A companhia aérea TAP informou que o novo voo, previsto para as 17h de hoje, decolou às 17h30. Os passageiros embarcaram em um avião diferente daquele que sofreu avarias no domingo; a aeronave que havia sido danificada deve decolar por volta das 18h30, segundo a TAP.

De acordo com a empresa aérea, a resolução nº 141 da Anac (Agência Nacional de Aviação) foi cumprida integralmente: os passageiros foram levados a hotéis e tiveram toda a assistência necessária. A companhia informou ainda que realocou parte dos passageiros em voos de outras companhias.

Fonte: Folha Online

SAA retira último Boeing 747 da frota em outubro

Nelson de Oliveira (SAA) e a brasileira Chris Prieto (Emperos Palace - Hotel Casino Convention Resort)

CIDADE DO CABO – A frota da South African Airways (SAA) não terá mais o Boeing 747. A partir do próximo mês, o último Jumbo, do modelo 400, deixa de operar. Atualmente, esse avião, que tem capacidade para 357 passageiros, faz a rota Joanesburgo a Lagos, na Nigéria.

“A SAA está renovando e modernizando e frota, que também será totalmente com equipamentos da Airbus”, justifica o diretor geral da aérea para América do Sul, Nelson de Oliveira. “Inclusive os atuais Boeing 737-800 serão trocados pelos Airbus A319”, completa o diretor.

Segundo ele, a SAA encomendou seis Airbus A330-200, e o primeiro deve ser entregue em fevereiro de 2011.

Atualmente a frota da aérea sul-africana é formada pelos seguintes aviões: Airbus A340-600 (nove); Boeing 747-400 (um); Airbus A340-300 (seis); Airbus A340-200 (seis); Boeing 737-800 (21) e Airbus A319-100 (11).

Fonte: Portal Panrotas

Korean Air tem voos para a Costa Oeste americana a partir de US$ 1.193

A Korean Air está com tarifas promocionais partindo de São Paulo para vários destinos da Costa Oeste americana, a partir de US$ 1.193, ida e volta. São Francisco e Las Vegas fazem parte da promoção. Todos os destinos e tarifas estão disponíveis em http://www.koreanair.com/.

Fonte: Mercado & Eventos

A380 da Lufthansa já opera para Pequim e Joanesburgo

O terceiro Airbus A380 da Lufthansa começou a operar desde o último dia 1, seu segundo destino de longa distância rumo a Pequim. O voo LH 720, parte às 17h20 de Frankfurt, chegando às 8h30, hora local, na capital chinesa. O voo de volta, de número LH 721, sai às 10h30, de Pequim, com chegada em Frankfurt às 14h30.

Inicialmente, o horário de voos do A380 prevê um voo por semana para Pequim, porém a companhia já estuda com as autoridades chinesas aumentar o número de frequências.

Desde o dia 12 de setembro, a Lufthansa passou a servir seu terceiro destino A380, Joanesburgo, às quintas e aos domingos. A aeronave possui 526 assentou – oito na Fisrt Class, 98 na Business Class, e 420 na Economy Class.

Fonte: Mercado & Eventos

Webjet oferece 25% de desconto para compras antecipadas

As tarifas da Webjet Linhas Aéreas baixa estão 25% mais baratas hoje (15/09) e amanhã. A promoção é válida para os voos realizados entre os dias 1º e 28 de outubro, para qualquer destino operados pela companhia. Para obter o desconto, basta digitar o código promocional BARATO após ter selecionado o voo no site webjet.com.br.

Fonte: Mercado & Eventos

Aeroporto de Cabo Frio sediará a Aero Expo & Defence

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio foi o local escolhido para a realização da Aero Expo & Defence, uma feira internacional especializada em exposição e comercialização de aeronaves militares e particulares e apresentações de manobras aéreas. O evento acontecerá de 20 a 23 de setembro de 2012. O coordenador do evento, Ricardo Azevedo, crê que a feira será benéfica na divulgação do aeroporto como meio para os turistas visitarem as cidades da Região dos Lagos.

A Aero Expo & Defence será dividida em dois momentos: os dois primeiros dias, com programação voltada ao público especializado, e os dias consecutivos serão abertos ao público em geral. Ao todo, nos quatro dias do evento, são esperadas em torno de 150 mil pessoas.

De acordo com o organizador da feira, Paulo André Tannús, o Aeroporto Internacional de Cabo Frio foi escolhido para sediar o evento em função das condições da pista que pode receber aviões de grande porte. A presença da Base Aeronaval em São Pedro da Aldeia também foi outro facilitador. No dia 16 de março de 2011, será o lançamento da Aero Expo & Defence para Adidos Militares, representantes das Forças Armadas do Brasil, autoridades e convidados, em Brasília.

Fonte: Mercado & Eventos

Gol cresce 95% em rotas internacionais em um ano

Segundo dados da Anac referentes ao mercado de aviação civil, a demanda de pasageiros nas rotas internacionais realizadas pelas empresas brasileiras teve crescimento de 28,53% em agosto comparado ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, de janeiro a agosto de 2010, as companhias aéreas brasileiras acumulam crescimento de 17,34% no mercado internacional.

A Gol/Varig, que opera voos na América do Sul, registrou crescimento expressivo de 95,62% em agosto de 2010, comparado a agosto do ano passado, e detém 15,88% de participação. A Tam segue como líder com 84,04% de participação e crescimento de 20,82% no período. Nos voos internacionais, o aumento do índice de ocupação dos assentos foi de 68,93% para 79,42% no mesmo período.

Fonte: Portal Panrotas

Índices da aviação doméstica melhoram em agosto

A demanda por transporte aéreo nas rotas domésticas cresceu 34,13% em agosto, comparado a agosto de 2009. No acumulado do ano, de janeiro a agosto, as companhias aéreas brasileiras acumulam crescimento de 27,04% no mercado nacional. Os dados comparativos avançados foram publicados hoje pela Anac.

De acordo com os dados, a Tam mantém-se na liderança do mercado doméstico com crescimento de 30,49% em agosto e atingiu 42,61% de participação. Na segunda posição está a Gol/Varig, com crescimento de 27,81% e obteve 39,0% de participação. A Azul é a terceira maior empresa brasileira com 6,14% da fatia do mercado, após ter crescido 64,74% nos últimos 12 meses. Em seguida está a Webjet, que detém 5,82% da fatia do mercado doméstico e cresceu 56,58% no período. Avianca (antiga OceanAir) e Trip detêm 2,89% e 2,38% respectivamente.

A taxa de ocupação dos assentos também aumentou. Nos voos domésticos, o índice saltou de 62,64% em agosto de 2009 para 70,27% em agosto de 2010.

Portal: Panrotas

Azul lança em outubro voo entre Belo Horizonte e Natal

A Azul Linhas Aéreas começa a operar a rota Belo Horizonte-Natal-Belo Horizonte em 26 de outubro. A saída do Aeroporto de Confins será às 12h02, com chegada a Natal às 13h25. O retorno Natal-Belo Horizonte será às 13h55, com pouso na capital mineira às 17h22. Vale lembrar que já estará em vigor o horário de verão.

A operação permitirá conexões imediatas em Confins para Porto Alegre, Campo Grande e Campinas. Como quase sempre acontece nos lançamentos de voos da Azul, haverá promoções de 26 de outubro a 26 de novembro, quando o trecho (ida ou volta) custará a partir de R$ 169.

Fonte: Portal Panrotas

EMBRAER promoverá linha de aviões comerciais em evento da ERA

A EMBRAER promoverá sua linha de aviões comerciais composta pelos jatos ERJ 145 e EMBRAER 170/190 na General Assembly 2010, evento organizado pela Associação de Companhias Aéreas das Regiões Européias (ERA, na sigla em inglês) que acontece entre os dias 22 e 24 deste mês.

Um dos mais importantes eventos do setor na Europa, o ERA General Assembly 2010 será realizado na cidade de Barcelona, na Espanha, onde acontecerá uma mostra de aviação e uma conferência de um dia e meio nas quais estarão presentes representantes de companhias, aeroportos e fornecedores europeus.

“Com 307 aeronaves operadas por 26 companhias aéreas em 17 países, o mercado europeu provou ser bastante adequado à grande variedade de vantagens oferecidas por ambas as famílias ERJ 145 e de E-Jets”, disse o Diretor da EMBRAER para o Mercado de Aviação Comercial na Europa, Simon Newitt.

Além dos aviões a EMBRAER também divulgará o seu portifólio de programas de suporte customizado, responsáveis por garantir melhor assistência operacional aos clientes.

Fonte: Portal CR - Foto: Fábio Laranjeira

EMBRAER entrega primeiros E190 da Austral

A EMBRAER entregou nesta quarta-feira em cerimônia realizada nas intalações da fabricante em São José dos Campos os dois primeiros jatos E190 da companhia aérea Austral, subsidiária da Aerolíneas Argentinas.

“Com a entrada da Austral em nossa lista de operadores, chegamos a 53 companhias aéreas voando os E-Jets em 36 países”, disse o Vice-Presidente Executivo da EMBRAER para o Mercado de Aviação Comercial, Paulo César de Souza e Silva. “Temos muito orgulho de ver o EMBRAER 190 nas cores da Austral e estreitar ainda mais os laços comerciais com a Argentina, país que sempre teve um mercado de transporte aéreo dinâmico e com ótimo potencial de crescimento. Temos certeza que os E-Jets são a ferramenta certa para auxiliar esse desenvolvimento.”

Ao todo a Aerolíneas Argentinas encomendou encomendou 20 aviões do tipo que serão utilizados na renovação da frota da Austral, estando prevista a conclusão da entrega de todas as aeronaves em meado do ano de 2011.

Fonte: Portal CR - Foto: EMBRAER

Sindicato de comissários faz pedido por retorno das operações do Grupo Mexicana

O sindicato de comissários de voo do México enviou ao governo do país um pedido visando a retomada dos voos das companhias aéreas do Grupo Mexicana antes do mês de Dezembro, informou a agência Notimex.

Aguardando uma resposta presidencial em relação ao pedido, a Secretária Geral do sindicato, Lizette Clavel, disse que as autoridades têm demonstrado vontade em impedir a quebra das três companhias do grupo (Mexicana de Aviación, MexicanaClick e MexicanaLink) e que aguarda um posicionamento favorável do governo quanto à retomada das operações antes da temporada de férias de Dezembro.

O Grupo Mexicana entrou oficialmente em concordata na última semana, quando passou a contar com um prazo de 185 dias para se reestruturar visando evitar a quebra.

Fonte: Portal CR - Foto: Haroldo Fiuza

Sukhoi Superjet 100 completa programa de testes estáticos

A Sukhoi anunciou nesta quarta-feira a conclusão com sucesso de todo o escopo de testes estáticos do jato Superjet 100 (SSJ100).

Durante os testes foram avaliadas todas as partes principais da aeronave, dentre elas fuselagem, asas, estabilizadores verticais e horizontais, superfícies móveis, pontos de encaixe de trens de pouso, pilões e motores, bem como equipamentos das cabines de passageiros e de pilotagem.

"Graças ao alto profissionalismo do Instituto Central de Aerohidrodinâmica (centro de pesquisas estatal russo onde os testes foram realizados) e dos engenheiros da Sukhoi Civil Aircraft Company (SCAC), nós conseguimos obter todos os dados confirmando a segurança do SSJ100. O próximo passo para a SCAC será continuar os testes para desenvolver ainda mais a linha de produtos SSJ100", disse o Vice-Presidente de Design e Desenvolvimento da fabricante, Alexander Pimenov.

Simulando condições normais e extremas de voo, incluindo a aplicação de forças 50% superiores às que seriam encontradas em situações normais conforme regem os requerimentos de certificação, os testes comprovaram a integridade de todos os componentes do avião, que se comportaram conforme o esperado pelos projetistas sendo considerados aptos à operação comercial regular.

Fonte: Portal CR - Foto: Superjet International

Kazan Aircraft fabricará novo bombardeiro estratégico russo

A Kazan Aviation foi selecionada pelo governo russo para fabricar a próxima geração de bombardeiros estratégicos do país, informou a Flight International.

A escolha foi confirmada pelo Primeiro Ministro da Rússia, Vladimir Putin, entretanto os detalhes sobre o projeto, assim como datas visando o início da produção e a entrada em serviço, permanecem sigilosos.

Atualmente a Kazan Aviation atua junto à Força Aérea Russa na modernização da frota de bombardeiros Tupolev Tu-22 e Tu-160 em operação, serviços que continuará prestando até o início da produção do novo avião.

Fonte: Portal CR

Mitsubishi pretende iniciar produção do MRJ este mês

Tendo finalizado as revisões de design do jato MRJ, a Mitsubishi anunciou ter entrado na fase de produção da aeronave, para a qual espera começar a fabricar as primeiras peças durante este mês.

O processo de produção estará dividido entre a Mitsubishi Aircraft Corporation, responsável pela integração do design, a Mitsubishi Heavy Industries, que fabricará fuselagem, asas, empenagem e será a encarregada da montagem final, e os fornecedores responsáveis pela produção de diversos componentes.

Segundo a fabricante o desenvolvimento do MRJ se mantém dentro do cronograma, com o primeiro voo programado para 2012 e a entrada em serviço com a cliente lançadora ANA (All Nippon Airways) programada para o ano de 2014.

Fonte: Portal CR - Imagem: Mitsubishi Aircraft

Pilotos do 747 da UPS que caiu em Dubai poderiam ter tentado pouso no Catar

Os pilotos do Boeing 747-400F da UPS que se acidentou no início deste mês em Dubai tiveram a oportunidade de alternar a cidade de Doha, no Catar, o que provavelmente reduziria o tempo de voo até o pouso, mas preferiram retornar à capital dos Emirados Árabes Unidos, de onde haviam partido.

Segundo informações da ATI, os investigadores da autoridade de aviação civil dos Emirados confirmaram que no momento em que o alarme de fogo do avião foi acionado, 28 minutos após a decolagem, o controle de tráfego do Bahrein (com o qual o voo da UPS estava em contato) ofereceu a cidade de Doha como alternativa.

A aeronave acabau caindo quando já se encontrava sobre Dubai, após ter perdido a primeira aproximação para pouso com a deterioração da situação de emergência.

Fonte: Portal CR

Boeing inicia testes de fadiga com o 787

A Boeing iniciou esta semana os testes de fadiga do 787, destinados a assegurar a confiabilidade da aeronave por toda a vida útil para o qual foi projetada, equivalente a 88 mil ciclos de voo.

"Ao contrário dos testes estáticos, quando cargas são aplicadas à estrutura do avião para simular tanto a operação normal quanto condições extremas de voo, os testes de fadiga são um processo muito mais longo que simula até três vezes o número de ciclos de voo que um avião irá provavelmente experienciar durante sua vida em serviço", disse o Vice-Presidente de estruturas da Boeing Commercial Airplanes, Jim Ogonowski.
No caso do 787 a plataforma de testes onde foi colocado o protótipo serial ZY998 irá simular sobre sua estrutura o equivalente a 165 mil ciclos durante os próximos três anos.

Dessa forma, mesmo os testes sendo realizados concomitantemente à operação, que deverá ter incício no primeiro trimestre de 2011, o fato de antecederem em cerca de seis meses os primeiros voos regulares e concentrarem em um período de tempo relativamente curto uma grande quantidade de ciclos fará com que o avião sendo testado esteja sempre bem à frente daqueles em operação no que tange ao desgaste, garantindo a segurança quanto à sua integridade estrutural.

Foto: Boeing

EMB-121 Xingu



O EMB-121 Xingu é um elegante avião turbohélice produzido pela empresa brasileira Embraer. O belíssimo design desta aeronave teve como base o EMB-110 Bandeirante, tendo o mesmo desenho das asas e motor, mas com uma fuselagem completamente nova. Seu primeiro vôo ocorreu em 10 de outubro de 1976, entrando em serviço em 20 de maio de 1977, com utilização tanto civil como militar.

Uma versão modificada, mais silenciosa do EMB-121, o EMB-121A1 Xingu II, foi introduzida em 4 de setembro de 1981, com um motor mais potente (PT6A-135), e uma outra versão com fuselagem ligeiramente mais espaçosa (EMB-121B (Xingu III), com motores PT6A-42, não chegou a ser produzida em série.

Ao final da produção do modelo, em agosto de 1987, a Embraer havia produzido 106 unidades, sendo que 51 foram exportados. Atualmente a Força Aérea Francesa tem o maior número de EMB-121 em atividade, com 43 aviões em serviço.
Este projeto próprio de aeronave pressurizada da EMBRAER, principalmente os detalhes técnicos relativos a tecnologia inovadora da pressurização, foi utilizado como base para dar origem ao modelo turbohélice para transporte de passageiros EMB-120 Brasília, um sucesso de vendas nos principais mercados mundiais.

Na Força Aéra Brasileira, apenas o 6° ETA, sediado na Base Aérea de Brasília, possui EMB-121 Xingu. As 3 aeronaves em operação são utilizadas para transporte de autoridades governamentais e para apoio ao VI Comando Aéreo Regional.

Características Técnicas VU-9 Xingu Motor PT6A-135:

* Tripulação: Piloto e co-piloto (um mecânico também compõe a tripulação básica na Força Aérea Brasileira)
* Capacidade: 8 POB
* Comprimento: 12,25m
* Envergadura: 14,46m
* Peso Máximo de Rampa: 5.700kg
* Peso Máximo de Decolagem: 5.670kg
* Peso Máximo de Pouso: 5340Kg
* Capacidade Total de Combustível: 1720 litros
* Capacidade Utilizável: 1692 litros
Performance:
* Velocidade Máxima: 251kt
* VMC (Velocidade Mínima de Controle): 96kt embandeirado e 110kt não embandeirado
* Vento Cruzado Máximo para pouso e decolagem: 25kt
* Alcance: 2.278km (1.230nm)
* Teto de serviço: 26.000ft

Variações:

* VU-9 - Versão da Força Aérea Brasileira.
* EMB-121A Xingu I
* EMB-121A1 Xingu II
* EMB-121V Xingu III

EMB-120 Brasília



O EMB-120 Brasília é um avião turbohélice bimotor pressurizado de alta-performance, desenvolvido pela fabricante brasileira Embraer.
Com capacidade para trinta passageiros, foi um avião largamente adotado por companhias aéreas regionais norte-americanas e européias, que adquiriram o tipo principalmente nas décadas de 80 e 90.
O Brasilia está equipado com motores Pratt & Whitney dotados de hélices quadripás da marca Hamilton, tem velocidade máxima de cruzeiro de 583 km/h e alcance de 1.482 km.

História:

Após os bons resultados obtidos com o Bandeirante, a Embraer lançou em abril de 1980 o projeto do Brasília, que logo alcançou uma carteira de pedidos com mais de 100 unidades, garantindo o sucesso do avião.
Seu primeiro vôo foi em 27 de julho de 1983, entrando em serviço em outubro de 1985, pela empresa norte americana ASA - Atlantic Southeast Airlines.
Na metade da década de 90, a Embraer submeteu às autoridades aeronáuticas brasileiras, norte-americana e europeia um novo Plano de Manutenção Programada do EMB-120 Brasília, visando uma significativa redução de aproximadamente 10% no custo operacional do equipamento turbohélice, com intervalos maiores entre revisões. Isto tornou este avião quase tão competitivo quanto o consagrado turbohélice regional ATR-42 Aerospatiale, seu principal concorrente .
Nessa mesma época, uma nova versão "Quick Change" do EMB-120 Brasília foi lançada, adaptada para transporte de passageiros e para transporte de carga, aumentando assim a produtividade do equipamento.
Mais de 350 unidades de EMB-120 Brasília estão voando no mundo inteiro, comprovando assim as boas características deste turbohélice regional para transporte de passageiros.
O modelo ainda se encontra em fabricação, porém sem pedidos em carteira.



Ficha Técnica:


* Motorização (potência): 2 x Pratt & Whitney PW118B (1.800 shp);
* Velocidade máxima: 583 km/h;
* Velocidade long-range: 482 km/h;
* Razão de subida inicial: 2.300 pés por minuto;
* Capacidade: 30 passageiros;
* Média ponderada de consumo de combustível (Descolagem, subida, cruzeiro e descida) : 0,07 Litro por assento/km voado;
* Alcance máximo (MTOW): 1.482 quilômetros (Reserva 45 minutos);
* Teto de serviço: 32.000 pés.

EMB-110 Bandeirante


O EMB-110 Bandeirante é um avião turbo-hélice com capacidade de 15 a 21 passageiros, para uso civil ou militar, desenvolvido pela fabricante brasileira Embraer.

Histórico:

No final da década de 1960 o governo brasileiro desencadeou uma política de expansão da indústria nacional, época em que havia a necessidade de se obter um avião de propósito geral, para uso civil e militar, a ser utilizado no transporte de cargas e passageiros. Desta forma promoveu o desenvolvimento de uma nova aeronave, que viesse a operar com baixo custo operacional e fosse capaz de ligar regiões remotas e dotadas de pouca infra-estrutura.
Coube a uma equipe do Centro Técnico Aeroespacial, liderada inicialmente pelo projetista francês Max Holste, a missão de desenvolver o produto.
Nasceu assim o Bandeirante, primeiro avião comercializado pela então estatal Embraer, e o primeiro grande voo da empresa rumo ao sucesso, com a venda de 501 unidades para diversos países, incluindo forças armadas.



Versões:


* EMB-100 - modelo de pré-série do projeto IPD/PAR 6504 do CTA (conhecido na FAB como YC-95) equipado com motor turboélice Pratt & Whitney Canada PT6A-20 de 550HP, janelas ovais e capacidade para oito passageiros. Foram construídos três aviões. Primeiro voo: 22 de outubro de 1968.
* EMB-110 - modelo de produção inicial para transporte militar com doze lugares. Equipado com motores Pratt & Whitney Canada PT6A-27 de 680HP em naceles redesenhadas alojando completamente o trem de pouso recolhido. Comprimento da fuselagem de 13,74 m e peso máximo 5.300 kg. Primeiro vôo: 9 de agosto de 1972. Designação na Força Aérea Brasileira: C-95
* EMB-110A - versão de calibragem de auxílios à navegação com capacidade para até seis passageiros/operadores. Designação na Força Aérea Brasileira: EC-95
* EMB-110B - versão de aerofotogrametria com câmaras Zeiss e aviônicos adicionais com capacidade para até cinco passageiros/operadores. Designação na Força Aérea Brasileira: R-95
* EMB-110B1 - versão especial do EMB-110B com alternativa de conversão rápida para transporte de até catorze passageiros. Duas unidades construídas, uma para a Força Aérea do Uruguai e outra civil.
* EMB-110C - versão de transporte civil com quinze (as vezes doze ou dezesseis) lugares, desenvolvido especialmente para atender o transporte aéreo regional. Cinco exemplares foram fornecidos para a Força Aérea do Uruguai.
* EMB-110C (N) - versão especial do EMB-110C com dispositivos antigelo fornecido para a Marinha do Chile.
* EMB-110E - versão de transporte executivo do EMB-110C com seis/oito lugares.
* EMB-110E (J) - versão do EMB-110E com equipamento especial.
* EMB-110K1 - versão de transporte militar com capacidade para 1.650 kg entregue a partir de maio de 1977. Equipado com motores Pratt & Whitney Canada PT6A-34 de 750HP, deriva ventral, comprimento da fuselagem de 14,60 m, porta de carga traseira e porta extra de passageiros/tripulação. Designação na Força Aérea Brasileira: C-95A
* EMB-110P - versão de transporte civil do EMB-110K1 com dezoito lugares. Equipado com motores Pratt & Whitney Canada PT6A-27 ou PT6A-34. Primeiro vôo: janeiro de 1976.
* EMB-110P1 - modelo de conversão rápida passageiros/carga do EMB-110P
* EMB-110P2 - modelo de conversão rápida passageiros/carga do EMB-110P com até 21 lugares, sem porta de carga e com peso máximo de 5.670 kg.
* EMB-110P1 (K) - versão de conversão rápida passageiros/carga do EMB-110K1 com carga útil semelhante. Designação na Força Aérea Brasileira: C-95B
* EMB-110P1SAR - versão SAR do EMB-110P1 (K) com acomodações para seis macas e peso máximo de 6.000 kg. Designação na Força Aérea Brasileira: SC-95B
* EMB-110P1A - versão civil, com as subvariantes EMB-110P2A, 110P1A/41 e 110P2A/41 iguais a P1 etc, mas com diedro dos estabilizadores horizontais de 10°, melhor isolamento acústico e outras alterações. Entregue a partir de dezembro de 1983. Designação na Força Aérea Brasileira: C-95C
* EMB-11OS1 - versão de pesquisa geofísica do EMB-110C com maior volume de tanque interno da asa, haste de magnetômetro na cauda, dois operadores de equipamentos e motores Pratt & Whitney Canada PT6A-34 de 750HP. Um modelo civil vendido.

Fim do Projeto:

A última unidade fabricada foi entregue à Força Aérea Brasileira, em maio de 1990, encerrando-se assim um importante ciclo na indústria aeroespacial brasileira.
Foram construídas 501 unidades, das quais cerca de 185 continuam em operação.
O conhecimento agregado com o Bandeirante, levou a Embraer a criar uma nova aeronave, maior, mais rápida e com cabine pressurizada, o Embraer EMB-120 Brasília.

EMB-800 Seneca



O EMB-800 Seneca é um projeto original de avião bimotor a pistão de pequeno porte da indústria aeronáutica norte-americana, produzido em larga-escala a partir da década de 70 pelo fabricante Piper, cujos aprimoramentos foram se seguindo até chegar ao que é hoje a versão atualizada Seneca V Turbo, para transportar com relativo conforto 1 (um) piloto e mais 5 (cinco) passageiros.

Desenvolvimento:

O Seneca foi desenvolvido como um versão bimotor do Piper Cherokee Six. O protótipo foi um Cherokee Six que teve seus motores montados na asa, retirando-o do nariz. O protótipo voou como uma aeronave de três motores nos estágios iniciais do programa de testes.

PA-34-200 Seneca I

O Piper Seneca I designado como PA-34-200, foi certificado em 7 de maio de 1971 e introduzido no final do mesmo ano como modelo 1972, esta versão é alimentada por dois motores Lycoming IO-360-C1E6. O motor do lado direito é um Lycoming LIO-360-C1E6 variante do motor IO-360-C1E6, o “L” na sua designação, indica que o virabrequim gira na direção oposta, dando ao Seneca I motores contra-rotativos. O motor contra-rotativo elimina as limitações de motor crítico e torna a aeronave mais controlável em caso de desligamento ou falha de qualquer motor.
O Seneca I mais antigo tem um peso máximo de 4000 lbs (1814 kg), enquanto os próximos produzidos tinham seu peso máximo de decolagem aumentado para 4200 lbs (1905 kg).

PA-34-200T Seneca II

Respondendo à críticas sobre a qualidade de comportamento da aeronave, a Piper introduziu o PA-34-200T Seneca II. A aeronave foi certificada em 18 de Julho de 1974 e lançada como modelo de 1975.
O novo modelo incorporou mudanças aos controles de solo da aeronave, incluindo ailerons mais alongados e balanceados, a adição de um "anti-servo" no leme.
O "T" na designação do novo modelo reflete uma mudança para um motor turbocharged, seis cilindros Continental IO-360, Continental TSIO-360E ou ainda EB para uma performance melhorada, particularmente em altas altitudes. O Seneca II reteve o modelo contra-rotativo de seu irmão mais velho, Seneca I.
O Seneca II também possibilitava a montagem dos assentos em "club seating" dos quais os assentos do centro ficaram virados para trás e os dois assentos traseiros para frente, permitindo um espaço maior na cabine.
O Peso Máximo é de 4570 lbs (2073 kg) para decolagem, e 4342 lbs (1969 kg) para pouso.

PA-34-220T Seneca III

Em 1981, o PA-34-220T Seneca III foi lançado, tendo completado sua certificação em 17 de Dezembro de 1980.
A mudança na designação do modelo reflete novamente em uma melhoria no motor. Foram usados os motores Continental IO-360 e Continental TSIO-360-KB os quais produziam 220 cavalos (165kW), porém, somente ficava com esta por cinco minutos e depois caía novamente para 200 hp (150kW).
Com o aumento da potência, e com os limites do motores de 2800 rpm (aumentou de 2575 rpm), melhorou e muito a performance de subida e cruzeiro. A nova aeronave também incorporou um novo pára-brisas, um painel de instrumentos metálico, ao invés de plástico, e alguns modelos tinham flaps operados eletricamente.
O peso máximo da aeronave foi ainda aumentado para 4750lb (2154kg) para decolagem e 4513lb (2046kg) para pouso.

PA-34-220T Seneca IV

Em 1994, A "nova" Piper Aircraft company, introduziu no mercado o Seneca IV, tendo adquirido sua licença em 17 de Novembro de 1993. Este modelo é similar ao Seneca III oferecendo pequenas melhorias, como a modificação do capô do motor para uma melhor performance em cruzeiro. Este ainda continuou a usar a técnica contra-rotativa com os motores Continental IO-360 e Continental TSIO-360-KB e os pesos máximos permaneceram os mesmos.

PA-34-220T Seneca V

Certificado em 11 de Dezembro de 1996, o Seneca V foi colocado em produção como modelo do ano de 1998. Novamente o capô foi redesenhado para uma melhor performance, muitos "switches" foram realocados no painel e uma variante ligeiramente diferente de motor, o Continental IO-360 e Continental TSIO-360-RB foi instalado.
O peso máximo do Seneca V continua o mesmo dos Seneca III e IV, com 4750 lbs (2154 kg) para decolagem e 4513 lbs (2046 kg) para pouso.

Seneca I

  • Tripulação: um piloto
  • Capacidade: cinco passageiros
  • Comprimento: 28 ft 6 in (8.69 m)
  • Envergadura: 38 ft 11 in (11.85 m)
  • Altura: 9 ft 11 in (3.02 m)
  • Área da asa: 207 ft² (19.4 m²)
  • Peso Vazio: 2,625 lb (1,190 kg)
  • Carga Paga Máxima: 1,575 lb (715 kg)
  • Peso Máximo de Decolagem: 4,200 lb (1,905 kg)
  • Velocidade de cruzeiro: 183 mph (294 Km / h)
  • Velocidade Maxima: 170 knots (196 mph, 314 km/h)
  • Motorização: Motor Direito - Lycoming LIO-360-C1E6 / Motor Esquerdo - Lycoming IO-360-C1E6 aspirado de 200Hp cada.
  • Teto de serviço: 17.900 ft (5.456 metros)
  • Teto Absoluto: 19.400 ft (5.913 metros)
  • Consumo: 78 litros / hora (75% potência)
  • Razão de Subida: 1,360 ft/min (415 m/min)
  • Alcance: 982 nm (1,136 miles, 1,818 km)

Seneca III

  • Capacidade: um piloto e mais cinco passageiros;
  • Velocidade de cruzeiro: 300 km/h;
  • Motorização: 2 x Continental TIO 360 Turbo (220 hp);
  • Teto de serviço: 5.000 metros;
  • Consumo: 100 litros / hora (85% potência);

Seneca V

  • Capacidade: um piloto e mais cinco passageiros;
  • Velocidade de Cruzeiro: 300 Km / h.;
  • Motorização: 2 x Continental TIO 360 Turbo (220 hp);
  • Teto de serviço: 6.500 metros;
  • Consumo: 100 litros / hora (65% potência);

EMB-200 Ipanema

EMBRAER EMB-200/201 Ipanema

O EMB-200 Ipanema é um avião agrícola monomotor de asa baixa desenvolvido e fabricado no Brasil pela Embraer.

Histórico:

No final da década de 1960 o Ministério da Agricultura brasileiro firmou contrato com a Embraer com o objetivo de produzir no país uma aeronave agrícola, e assim modernizar o setor com novas técnicas de produção, e, ao mesmo tempo, gerar recursos para a estatal recém-criada.
O Ipanema foi projetado por engenheiros do Instituto Tecnológico da Aeronáutica e testado na Fazenda Ipanema na cidade de Sorocaba.
A aeronave realizou seu primeiro vôo em 1970 e a produção teve início em 1972.
Hoje uma versão bem mais moderna continua a ser fabricada pela Indústria Aeronáutica Neiva, subsidiária da Embraer. O modelo 202-A foi a primeira aeronave produzida em série no mundo a operar com etanol (álcool).
O número de unidades produzidas já superou a marca de mil unidades.

Características:

Idealizado para pulverizar plantações com fertilizantes e pesticidas, também pode ser utilizado para espalhar sementes. Para proteger o piloto do contato com os produtos químicos, a cabine do Ipanema conta com um sistema de vedação e a dispersão dos defensivos químicos ocorre na parte posterior das asas.
Por voar em baixas altitudes, conta com um equipamento corta-fios.


EMB-400 Urupema

O EMB-400 Urupema, ou simplesmente Urupema, é um planador que nasceu em 1964 no Instituto Tecnológico de Aeronáutica de São José dos Campos.

O início do projeto se deu quando Carlos Augusto Nogueira Del Monte, Edison Brumatti, Plínio Junqueira e Samuel Saraiva Lino Pires, alunos do quinto ano de Engenharia Aeronáutica, se reuniram sob a orientação do professor Guido Pessotti a fim de desenvolver a aeronave.

O Urupema foi projetado para ser um representante brasileiro nos campeonatos mundiais de vôo a vela. A construção do protótipo (PP-ZTU) foi iniciada em 1965 nas oficinas do CVV-CTA (Clube de Vôo a Vela - CTA), com o primeiro vôo ocorrendo em 1968. Posteriormente uma série de 10 urupemas foi encomendada pelo Ministério da Aeronáutica que foram produzidos na EMBRAER.

Embraer

Ficheiro:Embraer 190.jpg

A Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (Embraer) é uma fabricante brasileira de aviões para uso comercial, executivo, agrícola e militar.

É a terceira maior fabricante de aviões do mundo, atrás da Boeing e da Airbus, e uma das maiores companhias exportadoras do Brasil em termos de valor absoluto desde 1999. Detém também a maior carteira de pedidos entre os fabricantes de jatos regionais de passageiros.

Está sediada na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, com diversas unidades no Brasil e exterior, inclusive uma joint-venture na China, a Harbin Embraer. Para teste de aviões a companhia possui uma pista de pouso e decolagem na cidade de Gavião Peixoto, cuja extensão de 5000 metros é considerada terceira mais longa do mundo.

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Planadores

Motores a Pistão

Turbohélices

Aviões comerciais a jato

Os aviões a jato da Embraer tem como sigla ERJ, que significa Embraer Regional Jetliners (Jatos Regionais Embraer).

A nova família de aviões, os EMBRAER 170/190, têm como alvo o segmento de mercado voltado às companhias aéreas que necessitam aviões de 70 a 110 passageiros. A antiga designação ERJ foi substituída por EMBRAER para evitar que esses modelos fossem associados apenas à aviação regional.

Aviões executivos

Aviões militares

Companhia aérea chinesa tem 2º incidente em 24 horas

PEQUIM - O porão de um avião da companhia aérea estatal China Southern Airlines pegou fogo pouco antes de decolar, no segundo incidente da empresa em menos de 24 horas, informou nesta terça-feira, 14, o jornal Xin Beijing.

O fato, que não deixou feridos, aconteceu no começo da manhã de segunda-feira no aeroporto de Cantão (sul do país) quando os funcionários que levavam as malas para o porão perceberam que saía fumaça do interior.

Segundo os responsáveis pela companhia, imediatamente os cerca de 100 passageiros que estavam dentro do avião, cujo destino era a cidade de Qingdao (leste chinês), começaram a ser evacuados.

Após a verificação da identidade e das malas de cada um dos passageiros, as autoridades policiais continuam investigando as causas do incêndio, segundo informações oficiais.

Um dos passageiros relatou à imprensa que ouviu sons parecidos com pequenas explosões, e em seguida começou a sentir cheiro de borracha queimada.

Ainda nesta segunda-feira, as rodas do trem de pouso de um avião da mesma companhia, um McDonell Douglas MD-90, desprenderam uma grande quantidade de fumaça quando o aparelho tocou a terra, o que gerou um grande alarme entre os passageiros, que tiveram que ser evacuados perante o possível incêndio.

Após um acidente no último dia 24 de agosto com um avião da Embraer na cidade de Yichun, que terminou com 42 mortos e 54 feridos, foi iniciada uma inspeção da rede aérea do país. As autoridades descobriram que muitos pilotos da companhia que sofreu o acidente (Henan Airlines) mentiram sobre sua experiência no curriculum.

Fonte: O Estado de São Paulo

Emirates informa sobre processos de reembolso de passagens

A Emirates acaba de informar que nenhuma agência de viagens tem autorização para solicitar reembolso de bilhetes por meio do GDS. De acordo com a companhia, é preciso entrar em contato com o Hel Desk dos GDS para verificar a entrada certa para mudança de status para Refund. A solicitação de reembolso via GDS sairá como ADM no valor de USD 100.

Já quanto ao reembolso parcial, a Emirates informa que não processa MCOs de reembolso desse tipo. Segundo a companhia, caso o passageiro resolva mudar sua viagem ou a classe de reserva, após a emissão do bilhete, mas antes do início da viagem, o reembolso da passagem original deverá ser solicitado com pagamento da taxa de reembolso e emitido um novo bilhete para a nova rota ou tarifa.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail tarifas.sao@emirates.com

Fonte: Mercado & Eventos

Iberia pede autorização de voos para o Nordeste

O Nordeste deverá ganhar uma nova ligação com a Europa, a partir de 2011. Os voos triangulares seriam na rota Madri-Fortaleza-Recife-Madri, operados pela espanhola Iberia. O pedido de autorização foi feito à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) na semana passada e a análise da nova rota deverá demorar cerca de um mês.

A previsão é de três voos por semana, às terças, sextas e domingos. A aeronave utilizada deve ser um Airbus A340-300, com capacidade para 260 passageiros.

Com mais de 80 anos de atuação no mercado de aviação, a Iberia opera diretamente em 46 países. Através de acordos com outras companhias, atinge outros 120 países. Após a fusão com a Britsh Airways, a empresa se tornou a terceira maior da Europa (atrás da Lufthansa e da Air France-KLM). São mais de 420 aviões em operação, com mais de 25 milhões de passageiros transportados em 2009.

Fonte: Portal Panrotas

Gollog inaugura novo terminal de cargas em CGH

A Gollog, braço da Gol que opera com transporte de cargas, inaugurou um novo terminal em Congonhas, na capital paulista. Com uma área três vezes maior que o espaço utilizado anteriormente – na rua Pedro Bueno –, o novo terminal oferecerá todos os serviços disponíveis nas lojas da rede, inclusive o portfolio de encomendas expressas.

“Com essa nova área, que é bem mais ampla, vamos melhorar o desempenho nos processos de triagem, manuseio e atendimento”, avaliou o diretor de Cargas da Gol, Carlos Figueiredo. “O novo terminal faz parte da estratégia da Gol de aumentar a competitividade da Gollog. Oferecemos pontualidade, inovação e a malha aérea mais abrangente do País, além de custo baixo e tarifas competitivas”, completou ele.

O acesso ao novo terminal deve ser feito pela rua Generão Pantaleão Teles, nº 40.

MAIS REPRESENTATIVIDADE

Em paralelo à abertura do novo terminal, a Gollog tem aumentado sua representatividade no faturamento global da companhia. Isto porque, no segundo trimestre deste ano, as receitas auxiliares, que abrangem também o transporte de cargas, cresceram 22,1% em relação ao mesmo período de 2009, chegando a representar 11,3 % da receita líquida da aérea.

“Temos investido muito nos produtos e serviços, que hoje incluem entregas porta a porta, prazos definidos e um moderno sistema de acompanhamento do status da carga em tempo real”, comentou Figueiredo.

Fonte: Portal Panrotas

Tam nas Nuvens é eleita melhor publicação do mundo

A Tam Nas Nuvens, revista de bordo da companhia aérea Tam, foi eleita a melhor publicação da categoria em todo o mundo. Ela recebeu o Passenger Choice Aeards, prêmio organizado pela Airline Passenger Experience Association (Apex), antiga World Airline Entertainment Association (WAEA). “As atividades que realizamos, em todas as nossas áreas, são retratadas em cada edição”, disse a diretora de Marketing, Manoela Amaro. “Isso se transforma em serviço para o passageiro. Trata-se de branded entretainment”, complementou. A revista tem 150 mil exemplares de tiragem e é distribuída gratuitamente em todos os voos nacionais e internacionais.

Fonte: Portal Panrotas

Boeing completa montagem da primeira seção dianteira do 747-8 Intercontinental

A Boeing atingiu no último domingo (12/09) mais um marco no programa 747-8, com a finalisação da montagem da primeira seção dianteira da fuselagem do 747-8 Intercontinental, a versão de passageiros do avião.

Medindo 27,2 metros, a seção apresenta o característico andar superior do jumbo e concentra a maior parte do aumento em comprimento que o 747-8 possui frente ao 747-400, ou 4,1 dos 5,6 metros a mais que a nova versão possui em relação à anterior e lhe garantem um acréscimo de 51 assentos, elevando a capacidade total para 467 passageiros em uma configuração típica de três classes.

Fonte: Portal CR - Foto: Boeing

Iniciadas investigações de acidente com avião da Conviasa

As autoridades venezuelanas anunciaram nesta terça-feira o início por parte das autoridades competentes das investigações em busca das causas do acidente ocorrido na segunda-feira (13/09) com um turbo-hélice ATR-42 da companhia aérea estatal Conviasa, que caiu proximo à cidade de Puerto Ordaz quando realizava um voo doméstico entre Porlamar (Ilha Margarita) e Ciudad Guayana.

Auxiliando as investigações estarão o órgão francês BEA (Bureau d'Enquêtes et Analyses) e uma equipe da fabricante ATR, que em nota informou ser o avião envolvido um exemplar fabricado no ano de 1994, número de série 371, tendo desde então acumulado um total de 25 mil horas de voo em 27 mil voos.

Fonte: Portal CR

Colômbia se destaca com índice de crescimento do tráfego superior a 30%

A Colômbia divulgou seus índices de crescimento no ano, que têm refletido a importância que o mercado do país vem ganhando na região.

Guardadas as devidas proporções em termos de tráfego absoluto, o país é hoje ao lado do Brasil um dos mercados que mais crescem na América do Sul, tendo apresentado no último mês de julho aumento de 32,2% no número de passageiros transportados frente ao mesmo período do ano passado, melhora que no acumulado de 2010 é ainda mais destacada, chegando a 38,5%.

Segundo o jornal colombiano La República, o país caminha para superar o total de 20 milhões de passageiros transportados este ano, quebrando seu recorde histórico, movimento impulsionado por um crescimento acumulado entre janeiro e julho de 51% nas rotas troncais (principais) e 22% nas secundárias.

No que tange ao mercado cargueiro, apesar de taxas mais modestas quando comparadas ao mercado de passageiros, a Colômbia também tem apresentado crescimento constante em 2010, com a tonelagem total tendo apresentado aumento de 5,6% durante o primeiro semestre, puxada pelo mercado internacional com crescimento de 21,6% e pelo doméstico com 12,2%.

Foto: Frederico Cavalcante

Anac abre 79 vagas para pilotos privados

Estão abertas 79 vagas remanescentes para pilotos privados do projeto bolsas de estudo da Anac para jovens pilotos. As inscrições vão até 17 de setembro, são gratuitas, e fazem parte das 213 bolsas oferecidas pelo programa, em fevereiro de 2010. As bolsas equivalem a 75% das horas-aula necessárias para formação prática e estão distribuídas, em 18 aeroclubes de oito Estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Maranhão e Tocantins).

Homens e mulheres podem participar da seleção, e deverão ter idade entre 18 e 35 anos. No dia 29 setembro, a Anac irá divulgar na Internet a lista dos candidatos inscritos e também os locais de provas. As provas serão realizadas no dia 10 outubro, às 9h, na cidade escolhida pelo candidato no momento da inscrição: Porto Alegre (RS), Blumenau (SC), Curitiba (PR), Rio Claro (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Nacional (TO), Fortaleza (CE) e São Luiz (MA).

O edital, formulário de inscrição e conteúdo programático estão disponíveis na página da Anac na Internet, no endereço: http://www.anac.gov.br/transparencia/convenioEncerrado2010a.asp. Mais informações na Unidade Regional de Porto Alegre, pelo e-mail: capacitação.ger5@anac.gov.br, ou através do telefone: 51 - 3302-7800

Fonte: Portal Panrotas

Operação retira chiqueiros de perto do Aeroporto Tom Jobim

Uma operação feita hoje (14) no entorno do Aeroporto Internacional Tom Jobim retirou chiqueiros construídos próximos à cabeceira da pista de pouso e decolagem. Os chiqueiros estavam em uma Área de Proteção Permanente (APP) às margens da Baía de Guanabara, e contribuíam para a proliferação de aves, o que coloca em risco o tráfego aéreo.

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, disse que a operação foi feita por solicitação do Ministério da Defesa que alertou que pelo menos 10% dos incidentes entre aviões e aves no país, principalmente urubus, ocorrem nas proximidades do Aeroporto Tom Jobim.

Segundo Marilene, a criação de porcos no local é crime ambiental. "Seus dejetos bem como seus restos, já que muitos são abatidos ali mesmo, são despejados nas águas da baía de Guanabara, agravando a poluição e atraindo urubus".

Marilene disse que outras medidas foram adotadas para erradicar a presença de urubus na área, como o fechamento de lixões clandestinos e o fechamento do aterro de Gramacho, em Duque de Caxias.

Nove porcos foram apreendidos e levados para um curral do estado e se estiverem em boas condições de saúde serão abatidos para consumo. Um dos cinco proprietários notificados – que criavam cerca de 100 porcos – descumpriu a determinação para retirar os animais. Ninguém foi preso.

Os chiqueiros destruídos ficas ao lado da comunidade Parque Royal, na Ilha do Governador, onde os criadores moram. Severino José Miranda, de 57 anos, disse que criava porcos para complementar seu salário de vigia noturno. Miranda tinha 9 porcos no momento da operação. Ele disse que trabalhou por dois anos no aeroporto numa obra da Construtora Odebrecht e nunca ouviu falar em problema de ave com avião.

José Lino dos Santos, de 58 anos, que vendeu seus porcos antes da operação, trabalha na construção civil e disse que no ano passado teve 14 porcos apreendidos. Ele está desempregado e afirmou que a criação de porcos o ajudava, rendendo pelo menos um abate por ano.

“Os porcos ajudam, não dá para arrumar dinheiro, mas para a gente defender o nosso arroz e o feijão ou comprar um gás. Eu vendia, cortava aqui mesmo. Emprego na idade da gente ninguém arruma mais, então a gente tem que caçar outro recurso para viver e não roubar”.

Fonte: Agência Brasil via dgabc.com.br - Foto: Gabriel de Paiva/O Globo